Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Mudanças climáticas será assunto da próxima live de Diálogos de Esperança

Por Ana Luz

Por muito tempo, mudanças climáticas foi um assunto silenciado quando não considerado uma pauta ideológica ou um subterfúgio de manipulação empregado por alarmistas do sistema político global para impor uma agenda econômica comum. Atualmente, com o avanço dos estudos científicos que evidenciam o aquecimento global como uma realidade que está afetando nossas cidades, o Brasil e o mundo em diversas áreas – como na produção agrícola, desertificação e deslocamentos em massa – igrejas e organizações cristãs não podem se omitir diante dos efeitos dessas mudanças. Para somar esforços em direção a uma resposta cristã, a live de Diálogos de Esperança da próxima terça-feira, 17 de agosto, abordará o tema "Mudanças climáticas: a natureza geme?".

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no início de agosto de 2021, reforça que no Brasil, boa parte do Nordeste e do norte de Minas Gerais, região conhecida como semiárido, já tem enfrentado secas mais intensas e temperaturas mais altas que as habituais e que essas condições, aliadas ao avanço do desmatamento na região, tendem a agravar a desertificação, que já corresponde a uma área equivalente à da Inglaterra. Estudo publicado na revista científica World Development, no começo de julho deste ano, estimou que entre 1985 e 2012 a perda de vegetação nativa da Amazônia e do Cerrado tenha reduzido a receita do setor agrícola em pelo menos US$ 1,3 bilhão por ano, em média, devido às mudanças de temperatura no entorno das plantações.

Em escala global, inundações e o aumento na incidência de ciclones provocando deslocamentos populacionais estão entre os efeitos mais alarmantes. No artigo O gemido da criação e a missão da igreja, o teólogo e estudioso do meio ambiente Timóteo Carriker reúne uma série de dados objetivos sobre o aumento da temperatura do planeta e afirma que, em consequência do aquecimento global, as inundações previstas em Bangladesh, por exemplo, ameaçam aumentar dez vezes o número de deslocados que, hoje, de acordo com as Nações Unidas já contabiliza mais de 82 milhões em todo o mundo. As projeções da ONU indicam que 200 milhões de pessoas terão de deixar o lugar em que vivem por problemas ambientais até 2050.

Diante da realidade atual e das previsões que já são consenso no meio científico, como traduzir esse cenário à luz das Escrituras? E como a igreja pode agir para cumprir a missão de cuidar da criação e não negligenciar este dever?

Estas e outras questões serão abordadas por Timóteo Carriker, teólogo e capelão do movimento A Rocha Brasil, e Raquel Arouca, bióloga, mestre em ecologia e recursos naturais, educadora ambiental e mobilizadora do movimento cristão e ambiental Renovar Nosso Mundo na live "Mudanças climáticas: a natureza geme?".

Diálogos de Esperança é uma série de lives que acontecem quinzenalmente por iniciativa coletiva da Visão Mundial, Tearfund, Aliança Cristã Evangélica Brasileira e Editora Ultimato e é apresentada por Valdir Steuernagel.

Serviço
Diálogos de Esperança
Tema: Mudanças climáticas: a natureza geme?
Data: 17 de agosto de 2021
Hora: 18h (Horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no YouTube e Facebook Editora Ultimato, simultaneamente
Realizadores: Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Editora Ultimato, Tearfund e Visão Mundial

Participantes
  • Raquel Arouca é bióloga, mestre em ecologia e recursos naturais, doutora em entomologia, especialista em educação ambiental. Fez parte da ABU São Carlos, foi fundadora da ONG cristã e ambiental A Rocha Brasil e atuou como coordenadora de seus projetos. Hoje atua como mobilizadora no Brasil do movimento cristão e ambiental Renovar Nosso Mundo.
  • Charles Timothy (Timóteo) Carriker é estadunidense de origem, naturalizado brasileiro há quase 20 anos. Bacharel em ciências da religião, mestre em divindade (teologia), doutor em missiologia e Ph.D. em Estudos interculturais. Foi professor em diversos treinamentos missionários e seminários teológicos e palestrante em conferências e fóruns missionários em diversos países, com ênfase, nos últimos anos, na missão da igreja diante das mudanças climáticas e a responsabilidade cristã com o cuidado da criação. É missionário da Igreja Presbiteriana Independente, capelão d’A Rocha Brasil e surfista nas horas vagas. Autor de vários livros, entre eles: A Visão Missionária na Bíblia e Trabalho, Descanso e Dinheiro, publicados pela Editora Ultimato. É casado com Marta, tem três filhos e três netos.

Leia mais
» A pandemia e o meio ambiente. Quem se importa?
» Teologia Bíblica da Criação [e-book]
» Os incêndios na Austrália
Ana Claudia Luz é jornalista e documentarista. Graduada em jornalismo pela UFPA, desde 1999 trabalha com comunicação e missões. Há 5 anos serve organizações missionárias e humanitárias por todo o mundo. Atualmente trabalha de forma remota com a fundação holandesa Road of Hope e na produção da série de lives "Diálogos de Esperança".
  • Textos publicados: 28 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.