Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Inteligência não é uma virtude

Por Paulo Ribeiro
 
O recente desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), uma técnica com grande potencial para o bem, criou uma confusão mental, social e ética. Isso tem levado muitos a considerar apenas os benefícios explícitos e negligenciar o lado perigoso implícito de certas aplicações.
 
Embora a inteligência não seja em si uma virtude, ela certamente tem uma capacidade útil e ampla de ajudar a sociedade. As habilidades da IA também podem ser usadas para o mal por meio de explorações. A principal preocupação é a sua capacidade de alcançar com eficiência os desejos de quem detém o poder.
 
O objetivo da ciência e da tecnologia é melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida. E não devemos esquecer que no cerne da sustentabilidade está o reconhecimento das limitações e sensibilidades da natureza do mundo que nos cerca.
 
Além da inteligência, precisamos de bom senso e sabedoria. A inteligência é como a Razão: dura e inflexível. O senso comum e a sabedoria sabem onde parar com graciosa inconsistência, enquanto a Razão e a Inteligência seguem servilmente e abstraem a lógica onde não compreendem. O bom senso/sabedoria é o pai de uma família próspera: a razão/inteligência é estéril e virgem.
 
Sabedoria e inteligência são conceitos relacionados, mas não são a mesma coisa. Inteligência é a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos e habilidades, pensar de forma abstrata e raciocinar logicamente. Por outro lado, a sabedoria é a capacidade de usar o conhecimento e a experiência para fazer julgamentos e decisões sensatas. A sabedoria não é apenas adquirir conhecimento, mas também usar esse conhecimento para tomar decisões éticas, compassivas e eficazes.

 
A IA deve ser usada como qualquer outra ferramenta tecnológica, mas deve estar subordinada ao Bom Senso e à Sabedoria, para que não cheguemos aonde não conhecemos e destruamos o potencial de fazer o bem.
 
A Inteligência não é uma virtude, muito menos quando é apenas artificial. Bom Senso e Sabedoria devem ser a função e objetivo da Inteligência Artificial.
 
Quatro coisas na terra são pequenas, mas muito sábias:
as formigas, que, embora não sejam fortes, armazenam alimento no verão,
os coelhos silvestres, que, embora não sejam poderosos, fazem sua toca nas rochas,
os gafanhotos, que, embora não tenham rei, marcham em fileira,
e as lagartixas, que, embora sejam fáceis de apanhar, vivem até nos palácios dos reis. 
(Pv 30.24-28)

REVISTA ULTIMATO | SOMOS TODOS FRACOS 
 
Não é fácil assumir-se fraco. Não é nem um pouco confortável vivenciar a fraqueza. Ela causa dor, limita, envergonha, humilha, incomoda, nos encurrala. É, muitas vezes, o lugar do desânimo, da ansiedade, do desespero, da tristeza, da desorientação, do cansaço, da indiferença. Mas é também o lugar onde clamamos com toda a sinceridade pela força que vem de Deus. E ele nos atende!

É disso que se trata a edição 401 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, foi Professor em Universidades nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Holanda, e Pesquisador em Centros de Pesquisa (EPRI, NASA). Atualmente é Professor Titular Livre na Universidade Federal de Itajubá, MG. É originário do Vale do Pajeú e torcedor do Santa Cruz.
>> http://lattes.cnpq.br/2049448948386214
>> https://scholar.google.com/citations?user=38c88BoAAAAJ&hl=en&oi=ao

Pesquisa publicada recentemente aponta os cientistas destacados entre o “top” 2% dos pesquisadores de maior influência no mundo, nas diversas áreas do conhecimento. Destes, 600 cientistas são de Instituições Brasileiras. O Professor Paulo F. Ribeiro foi incluído nesta lista relacionado a área de Engenharia Elétrica.
  • Textos publicados: 69 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.