Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

É possível conhecer a Deus em um ano?

Resenha
Por Ricardo Wesley M. Borges

Autor: J. I. Packer
Editora Ultimato

Conhecer a Deus leva toda uma eternidade, isso é certo. Mas você pode começar investindo um ano nessa aventura através do excelente recurso recém-publicado pela Editora Ultimato, Conhecendo a Deus ao Longo do Ano, de J. I. Packer. Nesse difícil ano de 2020 nos despedimos desse autor que deixou uma marca profunda e permanente em muitos cristãos de diversas partes do mundo. Também no Brasil, e esse é o caso de quem vos escreve.
 
Ainda bem jovem, caiu em minhas mãos o seu clássico, O Conhecimento de Deus, creio que em sua primeira edição em português. Foi um livro que me fascinou. Ler e meditar em reflexões que me ajudavam a penetrar no maravilhoso conhecimento que envolve aproximar-me do mistério que é Deus. Compreensão de muitas coisas, assombro, humildade diante da profundidade e do que não conseguia captar completamente, enfim, paz e vida ao conhecer mais de Deus.
 
Eu tinha, e ainda tenho, a mania de fazer anotações nos livros que leio. Sublinhar, rabiscar meu próprio sistema de sinais que me indicam as descobertas, os novos caminhos ou as perguntas que surgem, escrevendo-as nas margens ou rodapé. Eu sei que para alguns rabiscar seus livros soa a heresia, mas assim sou eu, não consigo ler sem uma lapiseira à mão. 
 
Assim, estava eu anos atrás, em uma viagem de ônibus pelo interior de São Paulo, quando meu vizinho de poltrona se interessou pelo que eu estava lendo, e o por quê de minhas anotações. Como era alguém profundamente desiludido com a vida, o que eu compartilhei lhe pareceu tão surpreendente que ao final essa pessoa, que eu nunca havia visto antes na vida, me pediu o livro do Packer. Meu dilema foi enorme, mas resumirei a história dizendo-lhes que perdi para sempre todas as minhas anotações naquele livro. Meu consolo? Alguém mais poderia iniciar sua própria jornada de conhecer mais a Deus e receber vida nessa viagem.
 
O livro recém-chegado traz textos desse clássico, junto a outras reflexões, arranjadas de uma maneira bem especial. São seis textos curtos a cada semana, precedidos de um versículo da Palavra e seguidos de convites a atividades onde você pode escrever, refletir ou orar sobre algo. Sim, seis textos por semana, e não sete, indicando que as pausas são importantes nessa caminhada de conhecimento, não só de Deus, mas de si mesmo, como Packer bem repete uma e outra vez.
 
Conhecer a Deus nos abre os olhos, o entendimento e o coração de uma maneira que inevitavelmente nos transforma. Não saímos iguais desse encontro com Deus. Talvez o benefício importante da abordagem de Packer venha exatamente desse aparente paradoxo. Não fugimos da realidade ao ler, meditar e orar sobre o caráter de Deus. Todo o contrário! Isso nos leva a uma lucidez maior, nos traz de volta à realidade, nos faz viver a vida cheia de significado e nos ensina a viver melhor em meio a nossas lutas, dores e esperanças.
 
Packer nos deixa claro que a vida abundante e eterna é isso, conhecer a Deus. Que isso leva tempo. Toda uma vida. Toda uma eternidade. Que essa é a maior aventura de todas. Mas não parece boa ideia ficar adiando os benefícios que nos vem através desse convite, não é mesmo? Agora você tem mais um recurso precioso, através de um devocionário para ler, meditar, e quem sabe encher com suas notas pessoais. Você certamente receberá mais vida, e outros ao seu redor também, até mesmo viajantes anônimos que se sentarem ao seu lado. Boa leitura!

É casado com Ruth e pai de Ana Júlia e Carolina. Integra o corpo pastoral da Igreja Metodista Livre da Saúde, em São Paulo (SP), serve globalmente como secretário adjunto para o engajamento com as Escrituras na IFES (International Fellowship of Evangelical Students) e também apoia a equipe da IFES América Latina.
  • Textos publicados: 55 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.