Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A "perspectiva de Deus" para a crise

Acredito que existam diversas formas de se deixar um legado, que necessariamente significa pensar no próximo. Pensar no legado nos ajuda a trazer significado para nossa existência.

A eternidade. Difícil pensar em eternidade com o bicho pegando nos escritórios, nos bancos, entre os clientes e fornecedores.

Ainda que o legado nos dê algum senso de realização e propósito, nos traga alguma satisfação de poder deixar um pouco de nós para alguém, ele é limitado a nossa existência na Terra.

Eternidade é um outro jeito de se falar sobre origem e sentido. Virada para o ano 2000, aquela coisa toda de “bug do Milênio”. Na Austrália alguém muito inteligente pendurou uma faixa enorme com uma única palavra: eternidade.

Estive com um dos maiores empresários do Brasil. Construiu um verdadeiro império empresarial. Durante o almoço, sentei exatamente na frente deste poderoso homem, já com idade avançada, que mal conseguia segurar os talheres e levá-los à boca. Suas mãos tremiam o tempo todo. Não perguntei, mas parecia Mal de Parkinson. Quando ele segurou um copo de água, então, fiquei aflito por tentar ajudá-lo, mas tenho dúvidas se a etiqueta no mundo empresarial recomendaria fazer isso.

Se eu pudesse fazer uma única pergunta a este homem, seria: Qual é a sua definição de riqueza e eternidade? Faria esta pergunta não em tom ameaçador ou confrontador, longe disso. Mas como um jovem curioso e ávido por aprender a manter a felicidade de viver.

Um homem com tamanhas realizações, chegando ao final desta vida, quase sem condições de se alimentar sozinho. Que tipo de pensamentos devem passar em sua mente antes de dormir.

Não temos qualquer motivação para pensar na eternidade. Os resultados das empresas, principalmente as que estão listadas nas bolsas de valores, são cobrados a cada três ou quatro meses. Os salários são pagos mensalmente. As notas das provas nas escolas, em geral, valem somente para um ano letivo. Os produtos eletrônicos são desatualizados rapidamente.

O senso de eternidade também pode nos ajudar a equalizar prioridades. Neste artigo seria muito difícil para mim (talvez não para Deus!) discorrer sobre os diversos entendimentos e interpretações religiosas sobre a eternidade ou a inexistência dela.

Quero apenas convidar você a ser totalmente honesto(a) consigo mesmo(a): dizer que a sua vida começa e acaba aqui na Terra, e não há mais nada além disso, é uma afirmação realmente satisfatória para você? Dizer que você é um resultado de uma explosão espontânea seguida de mutações cromossômicas é uma resposta suficiente que inspira a continuar existindo?

Nós estamos olhando para a crise e suas consequências. Ele está olhando para o momento em que nos criou, para o propósito para o qual nos criou, para todas as decisões que tomamos ao longo da história que nos levaram a este momento e para a história que será escrita nos próximos séculos. Eternidade é passado, presente e futuro.

Da mesma forma, a mensagem de Deus para nós não é limitada a este momento. Ele está olhando para cada um de nós em uma ampla perspectiva de tempo: nossa formação no ventre de nossas mães, nossa primeira refeição com colherzinha, o dia da prova da carta de motorista e o maldito dia em que decidimos comprar ações na bolsa de valores (nem me fale...).
primeira | anterior | Página: 4/5 | próxima | última

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.