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12 de julho de 2021
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A Deus, supremo benfeitor
História dos hinos
Por Henriqueta Rosa F. Braga

Um dia, entretanto, em visita a Estrasburgo, assistiu na catedral desta cidade a um culto luterano e sofreu um verdadeiro impacto musical ao ouvir a massa dos fiéis entoando em uníssono um dos belos corais preparados por Lutero. Convenceu-se da legitimidade do uso da música no serviço religioso e, ao regressar a Genebra, estabeleceu que daí por diante também nos cultos reformados genebrinos fossem entoados cânticos espirituais, contanto que os seus textos versassem exclusivamente os salmos bíblicos.
Clemente Marot e Teodoro de Beza, dois franceses geniais, vinham justamente metrificando os salmos em vernáculo, que, aliás, estavam em grande voga na corte francesa, onde eram cantados
pelos nobres com melodias populares de todos conhecidas.
Atraindo a Genebra dois grandes músicos, Luiz Bourgeois e Cláudio Goudimel, conseguiu Calvino que estes pusessem em música os 150 salmos. Em alguns casos, foram compostas melodias originais; em outros, adaptaram-se melodias populares, não raro conservando-se aquelas já de uso corrente nos salões aristocráticos franceses.
A melodia atribuída ao Salmo 100 e posteriormente vinculada ao Salmo 134 chegou até nós ligada à conhecida doxologia: “A Deus, supremo benfeitor”, que se encontra sob o número 227 em Salmos e Hinos.

Seu autor, crente fiel, jamais temeu, no desempenho de suas funções eclesiásticas, clamar contra o vício e a depravação dos costumes, o que lhe valeu ser encarcerado nas famosas masmorras da Torre de Londres.
Eis a letra:
A Deus, supremo Benfeitor,
Ao Filho Eterno, Deus de amor,
Ao Santo Deus Consolador,
Ó anjos e homens, dai louvor.
• Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1909-1982) foi musicista, professora e musicóloga. Recebeu o primeiro diploma universitário de música conferido no Brasil. Pesquisadora, palestrante e conferencista, dedicou-se à conservação e às publicações do hinário Salmos e Hinos, que formou gerações de protestantes no Brasil desde as suas primeiras edições. De 1968 a 1984, assinou a coluna da revista Ultimato intitulada “Música sacra” e é autora de Contando e Cantando e Contando e Cantando (vol. 2).
Nota
Texto publicado no livro Contando e Cantando, vol. 1 (Editora Ultimato).
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