Prateleira
31 de março de 2009
- Visualizações: 3377
1 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
A aula do cardeal Arinze na Universidade de Dallas

Trata-se de um testemunho público de grande valor diante de uma sociedade que nada entende de pecado e salvação. A aula do cardeal Arinze foi um discurso profundamente evangélico, frequente no púlpito das igrejas protestantes.
Todavia, o prefeito da Congregação para o Culto Divino arrefece o vigor de suas palavras quando, na mesma preleção, repete o velho refrão de que “a Igreja no desígnio divino é o sacramento universal de salvação e a partir do momento que está intimamente unida a Cristo, a sua cabeça, tem uma relação indispensável com a salvação de cada pessoa”. Arinze declara abertamente que não podem salvar-se aqueles que “não quiserem entrar na Igreja ou nela permanecerem”. Ele é mais explícito ainda quando diz que “é errado considerar a Igreja como um caminho da salvação ao lado dos que forem constituídos por outras religiões”. O que o cardeal está afirmando é a velha tese de que “fora da Igreja não há salvação”. O bonito discurso inicial, da unicidade do cristão, cai por terra.
Mais explícito ainda do que o cardeal Arinze foi Giuseppe Monti, aquele italiano que se converteu à Igreja Católica antes de ser executado por seus crimes em Roma, em novembro de 1868. Em seu testamento espiritual, Monti fez uma afirmação: “Só a religião católica é que abre as portas do céu aos seus fiéis”. E, depois, fez um apelo: “Ah! Amai a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação”. Isso foi publicado em “O apóstolo”, o único jornal católico do Rio de Janeiro na década de 1860 (21 de fevereiro de 1869, p. 60). Nesse aspecto, não houve mudança na Igreja nos 140 anos que separam o cardeal Arinze do convertido Monti. O que causa um grande prejuízo à unicidade de Jesus Cristo!
Elben César
Elben Magalhães Lenz César foi o fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato até a sua morte, em outubro de 2016. Fundador do Centro Evangélico de Missões e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa (IPV), é autor de, entre outros, Por Que (Sempre) Faço o Que Não Quero?, Refeições Diárias com Jesus, Mochila nas Costas e Diário na Mão, Para (Melhor) Enfrentar o Sofrimento, Conversas com Lutero, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil e Práticas Devocionais. Foi casado por sessenta anos com Djanira Momesso César, com quem teve cinco filhas, dez netos e quatro bisnetos.
- Textos publicados: 117 [ver]
31 de março de 2009
- Visualizações: 3377
1 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Lista Mundial da Perseguição 2025 está no ar!
- Achados arqueológicos lançam luz sobre as mulheres do Novo Testamento
- Programa de atendimento a crianças da JMM é atacado por terroristas na Nigéria
- Janeiro Branco: a igreja e a saúde mental
- "Os velhos terão sonhos"
- As suas limitações não o definem
- O dia em que fui mais feliz – Uma abordagem literária do Salmo 84
- Fé sem hipocrisia: O legado de Jimmy Carter
- Os mais lidos no país dos não leitores
- Confrontando a divisão: buscando a unidade por meio do Espírito