Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Vivendo com Generosidade

"Dê com generosidade o seu pão porque o que você der a outros acabará voltando para você" (Eclesiastes 11.1). Nova Bíblia Viva.

As expressões dar e semear nos dão ideia de viver com generosidade, servir ao próximo, ajudar a outrem, ser generoso. Este é um mandamento bíblico, não é simplesmente fazer caridade, como muitos entendem. Dar, entregar, oferecer, contribuir vai além de um simples gesto, ou de uma obrigação, algo pessoal, ou um costume. Há uma conotação espiritual, uma exigência, um mandamento de Deus expresso na sua Palavra. Infelizmente, não levamos muito a sério essas coisas e muitos até comercializam essa dádiva. Muitos transformam essa bênção num meio de vida e até de enriquecimento. Mudam o sentido da palavra e de sua prática, ou aplicação. Mas a Bíblia é clara, em vários textos, quando fala de generosidade, lançar o pão, semear, entregar, ser fiel, pois isto acabará voltando para a você; é como se fosse uma semeadura, o ato de lançar a semente e aguardar que ela germine, nasça, cresça e se transforme em frutos. Isto é promessa de Deus, não é negócio, nem troca, nem investimento pessoal e material como muitos dizem. É uma realidade na vida do cristão. Hoje, entretanto, muitos querem fazer negócio com Deus e aí se criou a falsa teoria da prosperidade, que tem enganado a muitos. Como se fosse um investimento, uma poupança a pessoa aplica e depois recebe muitas vezes mais. Como se trata de um negócio, muita gente acaba sendo atraída e enganada por algum espertalhão. Vivemos num mundo perigoso em que espertalhões vivem à caça de pessoas "interessadas" em se enriquecer e usam a igreja e a Bíblia para se locupletar. Torcem tudo e enganam os incautos. Essa é uma teoria falsa, moderna, que não tem base na Bíblia, mas é usada por muitos. Salomão, em Eclesiastes 11. 2 diz mais: "Divida o que você tem com sete pessoas, até mesmo com oito, porque no futuro talvez você também precise de ajuda". Essa é uma forma de divisão que multiplica e incentiva a pessoa a repartir com generosidade. É interessante como Deus abençoa no tempo certo, pois muitas vezes a pessoa generosa pode, depois, precisar de ajuda. É a sabedoria divina nos ensinando a viver com generosidade, repartir, dividir e investir pela fé, em obediência à Palavra. Se as igrejas usassem esse método bíblico, a situação hoje seria outra e todos estariam bem, pelo menos podendo viver com o básico necessário. Jesus foi exemplo em tudo, Ele multiplicou e repartiu o pão e saciou uma grande multidão. Eu creio que o cristão convicto e obediente também pode ser usado para multiplicar e atender às necessidades sempre crescentes nas igrejas dos dias atuais. Reparte, divide com sete pessoas, ou até mesmo oito, porque no futuro talvez você também precise de ajuda. Não sabemos se no dia de amanhã vamos precisar, por isto devemos viver com generosidade. Há pessoas que guardam tanto e se locupletam, mas não tem coragem de doar, de ajudar, de contribuir, de obedecer a um mandamento bíblico explícito, claro e objetivo. Falta, talvez, incentivo ou vontade para cumprir esta ordem divina. "Dê com generosidade o seu pão porque o que você der a outros acabará voltando para você". Isto é promessa de Deus: acabará voltando para você. O que fazemos Deus vê e, mais dias, menos dias, cumpre em nós a sua Palavra. É preciso ter fé, crença, certeza, firmeza, pois é promessa de Deus, e as suas promessas nunca falham, mas Ele as cumpre sempre a nosso favor.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.