Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Viciados em mediocridade

Em meio a penúria de dons e talentos reinante em nossa sociedade, algum espertinho criou uma solução que continua sendo avidamente deglutinada pelo rebanho, a saber: a mediocridade.

"[...] é gosto pervertido satisfazer-se com a mediocridade quando o ótimo esta ao nosso alcance" - (Isaac D"Israeli).

A frase supracitada revela a crise de valores que a sociedade brasileira vivencia em várias instâncias. A crise do vazio, da superficialidade, da futilidade, enfim, da mediocridade.

Inúmeras pessoas estão satisfeitas com o medíocre. Preferem a sensaboria de mirar baixo que buscar a excelência. A mediocridade faz muitos obedece-la concordando em dar menos do que o melhor de si, convencendo-os de que a qualidade, a integridade e a autenticidade são virtudes negociáveis.

Mário Sérgio Cortella, filósofo e educador, ao abordar sobre mediocridade diz que "é uma vida miojo, que não tem processo, não tem avanço e não tem muito sabor".

Segundo Richard Foster, escritor cristão, "não é o câncer, não é a Aids, nem a gripe H1N1 o mal do século, tampouco a violência ou a corrupção, mas a superficialidade", ou seja a mediocridade.

Medíocre não é idiota, medíocre não é imbecil, medíocre do ponto de vista filosófico é aquele que está na média, aquele que fica no meio. Aliás, a origem da palavra é exatamente essa. A mediocridade é aquele que não é quente nem frio.

Mediocridade parece ser um assunto antigo, pois até a Bíblia no livro de Apocalipse diz: "Porque não és quente nem frio, porque tu és morno, hei de vomitar-te". A expressão "porque tu és morno" pode ser entendida como "porque tu és medíocre", hei de vomitar-te. Pesado, não?

Todos nós temos, em algum momento da nossa vida, a oportunidade - vergonhosa, diga-se de passagem - de expressar um "pouquinho" de mediocridade, mas tem pessoas que são absolutamente viciadas!

Conforme escreveu Francisco Viegas, jornalista e editor: "O contato com a mediocridade gera mais mediocridade. Os medíocres têm medo da literatura, dos clássicos e da leitura. Têm medo do esforço, do trabalho - e da história. Acham que a escola serve para paparicar a banalidade que os miúdos levam da rua e da televisão. Eles são um perigo que anda à solta, espalhando mais mediocridade, impunemente".

Veja o que alguns pensadores dizem acerca da mediocridade:

>> Aristóteles define o ser humano em três tipos: Sábios, Medíocres e Cretinos. Observe o que ele diz: "Os sábios buscam a verdade, os medíocres gostam de fatos, os cretinos falam de si";
>> "Geralmente os espíritos medíocres condenam tudo o que está para além do seu alcance" (La Rochefoucauld François);
>> "A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" (Oscar Wilde);
>> "Os que morrem na mediocridade provocam mais alívio que saudade" (Artur da Távola);
>> "Só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reinado da mediocridade" (José de Alencar).

Um número grande de jovens e adolescentes têm enterrado seus talentos e todo o potencial, dedicando-se a uma vida cheia de futilidades. Alimentando suas mentes com coisas supérfluas e que não trazem benefícios nenhum. Perde-se muito tempo com aquilo que é improdutivo, com entretenimento.

O pior de tudo é que um número grande de líderes ao invés de desafiá-los a mudança de mindset, a buscar transformação, melhorias, dão a eles mais entretenimento e aguçam a busca por coisas fúteis.

Eu conheço um número bom de pessoas que dedicaram 4 anos de suas vidas em uma faculdade ou outros tipos de instituições de ensino, e hoje exercendo lideranças de igrejas ou empresas, continuam a oferecer futilidades aos nossos jovens e adolescentes imersos numa cultura medíocre.

A. W. Tozer, pensador cristão, diz que "todo o povo é, ou virá a ser, aquilo que seus líderes são". Infelizmente muitos líderes medíocres têm tomado decisões privilegiando a superficialidade e desprezando quem de fato pode contribuir.

Cortella abordou cinco competências que considera essenciais no líder, são elas:
>> abrir a mente;
>> elevar a equipe;
>> inovar a obra;
>> recrear o espírito;
>> empreender o futuro.
E, cada uma delas, segundo ele, exigirá do líder "coragem, paciência e humildade".

Enfim, muitos me chamam de sonhador, pois acredito que a realização de nosso potencial integral, ainda é um objetivo que vale a pena perseguir. Vale a pena exigir o "excelente", ainda que a maioria queiram a mediocridade.

Assim sendo, erga os olhos e mire tão alto que comece a fazer aquilo para o que foi criado. Torne-se a melhor versão de si mesmo!

Por: Luis Moreno
São Paulo - SP
Textos publicados: 1 [ver]
Site: http://www.instagram.com/luismoreno_coach

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.