Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Veja que não caia!

Já dissertei, aqui neste espaço, há duas semanas, sobre um tombo forte que tive; estou, creio, em uma fase complicada de tonturas, quedas e hematomas [pela graça de Deus, nenhuma fratura até agora], necessitando de orações de vocês, meus familiares e amigos; creio que deve ser a idade, mas continuo tendo a sensação mental de ainda estar com 38 anos, quando já tenho mais que o dobro disso! Sou o pré-idoso do século passado.

Anteontem, 11.10.18, saímos com os dois cachorros para esperar o carro da proprietária do Pet que os levou para o banho; eu segurando um e minha esposa o outro – sempre fico com o mais forte! Ele deu um brusco arranco na guia, pois queria correr, e tive uma repentina tontura, quando caí inteiro no chão [de novo], mais hematomas!

É nessas horas que percebemos a solidariedade humana, todos os transeuntes vieram me socorrer.

Pela graça de Deus, além de não ter sofrido fraturas, posso ficar tranquilo por se tratar de quedas físicas, nada iguais ou piores do que os tombos espirituais que o ser humano está sujeito a ter.

Sobre isso a Palavra de Deus nos previne: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (I Coríntios 10. 12).

Nessas recentes caídas vi o livramento que Deus me deu de não sofrer fraturas, de não ter um desmaio, de não ter uma crise cardíaca e/ou AVC [acidente vascular cerebral], face ao "susto".

Quanto à passagem bíblica citada, ela está no contexto de uma Palavra sobre tentações humanas, e garante ela que não recebemos tentações além do que podemos suportar:

"Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé VEJA QUE NÃO CAIA. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas DEUS É FIEL e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, de sorte que a possais suportar" (I Coríntios 10. 10-13).

Há um tipo de queda que a Palavra de Deus trata com muito rigor, para o qual a Escritura é bem severa, é aquele em que a pessoa, depois de se converter ao Senhor Jesus, retrocede em sua decisão, retornando às práticas pecaminosas anteriores:

"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltarem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: o cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal" (II Pedro 2. 20-22).

Posso, e devo, destacar as promessas que Deus tem para os seus filhos, três das quais mais tenho citado em textos anteriores:

• "Entrega o teu caminho ao Senhor, CONFIA NELE, e o mais ele fará" (Salmo 37. 5);
• "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13. 5b);
• "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2. 10b).

O nosso Deus é abundante em promessas, se n’Ele crermos e se lhe formos fieis, Ele não nos desaponta, não nos entristece, não deixa dúvidas, não permite incertezas em nossos corações.

Não é preciso murmurar nas dificuldades, nem Ele se agrada de murmúrios conforme se depreende de um dos textos acima citados: "Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador" (I Coríntios 10. 10).

Nosso Deus abomina a murmuração e deixou isso muito claro em relação aos murmuradores, no deserto, rumo à terra prometida [Canaã, hoje Israel]:

"Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes" (Números 14. 29).

"Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo; preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo [Arrebatamento], eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente" (Filipenses 2. 14-16)

Pense nisto!

13.10.2018
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.