Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Três razões para os cristãos conhecerem o Antigo Testamento

"Reconhecer Cristo no Antigo Testamento é necessário para obedecê-Lo a partir da Nova Aliança".

Os cristãos são conhecidos por serem zelosos com o estudo bíblico. Contudo, a maior parte dos membros das igrejas não lê o Antigo Testamento, exceto pelos livros de Salmos e Provérbios, quando muito, o histórico de Rute. É claro que a grande maioria conhece as grandes histórias (criação, arca de Noé, Davi, Daniel, etc.). E não podemos ser injustos, alguns versos realmente estão na ponta da língua tanto de adultos como de crianças, tais como: 2 Crônicas 7.14; Salmos 119.105; Isaías 9.6 e Malaquias 3.10. Mesmo assim, a leitura mais prazerosa dos cristãos é notoriamente o Novo Testamento.

Logo, vamos pensar em três razões oferecidas pelo Novo Testamento para que a Igreja seja estudiosa e conhecedora do Antigo. Afinal, reconhecer Cristo no Antigo Testamento é necessário para obedecê-Lo a partir da Nova Aliança.

1 - Jesus utilizava a lei em seus ensinos (Mateus 22.37-40).

Diante da importantíssima pergunta sobre o maior mandamento, Jesus respondeu com dois textos do Pentateuco (Dt 6.4-5; Lv 19.18). Isso revela que Jesus aprendeu, viveu em conformidade e ensinou as palavras do Antigo Testamento.

2 - As Escrituras testemunham de Jesus (Jo 1.45).

Enquanto Jesus chamava os seus discípulos, eles conversavam uns com os outros dizendo terem encontrado aquele sobre quem Moisés e os profetas falavam. Evidentemente, os discípulos levaram em conta o testemunho do Antigo Testamento para interpretarem a pessoa e o ministério de Cristo.

3 – Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus (2 Tm 3.16-17).

O apóstolo Paulo ensinou a Timóteo que as Sagradas Letras que ele havia aprendido na infância, o fariam sábio para a salvação por meio de Jesus. Não há como duvidar que as Escrituras que o jovem Timóteo aprendeu desde a infância eram exatamente os livros do Antigo Testamento. Por essa razão as Escrituras são úteis para doutrina, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Podemos concluir com uma razão a mais: no caminho de Emaús, Jesus ensinou a dois discípulos tudo – e isso deveria gerar um grande eco nos ouvidos de cada cristão "tudo, udo, udo, udo..." – o que a lei e os profetas diziam a respeito dele (Lc 24.27).

Não temos como saber se um desses dois discípulos com quem Jesus falava nessa ocasião, escreveram algum livro do Novo Testamento, e mesmo que sim, não sabemos se relatou tudo o que Jesus disse. Por essa razão devemos nos colocar em humildade diante do texto bíblico estudando-o diligentemente para perceber Jesus presente e atuante tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, pois foi o próprio Mestre quem disse: "Examinai as escrituras; porque nelas pensai que tendes a vida eterna; e são elas que testificam de mim". (Jo 5.39).

Em Cristo.
Willian C. Martins
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.