Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tomando decisões

A melhor maneira de tomar decisões na vida, é sempre agir baseado nos princípios bíblicos.

O desafio da vida diária nos leva a ter que decidir entre o que fazer ou não. Entre ir por um caminho ou outro. Entre ficar ou partir. Entre comprar ou vender. Entre segurar ou deixar livre. Entre ganhar ou perder. Entre as mais diversas possibilidades.

Algumas decisões são simples de tomar, basta usar de bom senso e não haverá mais dúvidas. O bom senso deve ser como um mapa que nos livra de loucuras ou decisões perigosas. Por exemplo: alguém pergunta se deve ou não comprar algo que não poderá ser pago em condições normais, mas quem sabe se um milagre acontecer, ou "Deus proverá". Basta usar o bom senso para não fazer tal loucura. O bom senso deve falar mais alto que a vontade, que os desejos e que as urgências da vida. Essa é uma maneira de não errar.

Em outros casos, a simples observação da experiência de outros é suficiente para nos guiar nas decisões corretas. Quantas pessoas erram em suas decisões por acharem que “comigo vai ser diferente”, ou por não prestarem atenção naquilo que os outros já experimentaram. Por exemplo: a decisão pelas drogas, pelos vícios, pelo mundo do crime, seriam diferentes se as pessoas ouvissem os sons que saem dos hospitais, das casas de recuperação, dos presídios e até mesmo dos cemitérios. Basta ver a experiência dos outros e o caminho fica bem claro. A história é uma fonte de sabedoria.

Tem ainda as decisões mais difíceis , talvez as mais importantes da vida. Para essas decisões além do bom senso, da experiência dos outros, é necessário uma sabedoria maior. Esta sabedoria é encontrada na Palavra de Deus: a Bíblia. Pelo exame daquilo que as escrituras dizem, muitos erros seriam evitados e muitas atitudes seriam tomadas para melhor.

A simples leitura da Bíblia, ainda que não tenha poder para salvar alguém, pode trazer instrução e conhecimento à qualquer pessoa. A Bíblia é um livro vivo, que ensina as pessoas a viverem uma vida plena e saudável. Nela encontramos a sabedoria de Deus que é o Criador e sustentador de toda vida. Basear cada decisão do dia a dia, na sabedoria da Bíblia, é, seguramente, um caminho de benção e de vitória sempre.

É lamentável que as pessoas prefiram livros como: “12 leis para ...”, ou “21 passos para...” ou “103 erros que você...”, do que a leitura simples da Palavra de Deus. É lamentável que as pessoas prefiram receber conselhos de pseudos-orientadores-apresentadores de televisão-rádio, do que aprender da simplicidade de Deus para a vida. É lamentável que até mesmo os cristãos prefiram ouvir uma “profetada” ou uma “revelada” em vez de aprender com a sabedoria que é eterna e está ao alcance de todos: a Bíblia. É lamentável que os pregadores só façam sucesso com auto ajuda, porque os muitos que pregam a Palavra genuína de Deus, encontrada na Escritura sejam chamados de “chatos, maçantes, ou antiquados”.

Erramos nas decisões porque nos falta conhecimento. Trocamos as fontes de águas vivas, por cisternas que não são puras ou limpas.

Existem ainda outras decisões que não ficam claras nem na Bíblia. Para essas o princípio é o amor.
Santa Rita Do Passa Quatro - SP
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.