Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Todas as coisas cooperam para o bem

A primeira vista este trecho bíblico pode parecer um pouco difícil de compreender e não em nível de intepretação, mas compreendê-lo frente a sua importância para o crescimento espiritual.Quando se diz que "todas as coisas cooperam para o bem" sabemos que tudo está englobado, não somente as coisas boas como as graças recebidas, mas também tudo de ruim pelo que passamos, cada sofrimento, cada uma das provações.
Diante disso não é difícil encontrarmos alguém se questionando repetidamente como algo que a faz sofrer pode cooperar pelo seu bem, usualmente sem encontrar uma resposta que pareça agradável.

Este questionamento é compreensível, porém através da leitura dos textos bíblicos e de uma vida buscando agraciar a Deus pode-se entender o motivo pelo qual todas as coisas sem exceção fazem parte do caminho que auxilia a obter coisas boas.

O versículo
Estas palavras fazem parte de um dos versículos apresentados nos textos de Romanos, sendo estes 8:28, o qual apresenta o seguinte dizer: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"
Ao ler o versículo completo já podemos perceber que seu entendimento pode vir a ser um pouco mais simples do que quando utilizado até determinada parte. O movimento de cooperação voltado para o bem passa a ser entendido como um resultado da vida em Deus.

O homem que estuda os textos bíblicos, assim como o que é fiel ao Senhor, sabe da imensidão do amor desprendido ao sujeito que vive conforme seus ensinamentos e busca constantemente alcançar a vida eterna.
Através da vida em Cristo, pautada em uma postura de amor a Deus, o homem permite-se ser agraciado pelas coisas boas que Ele provê. Desse modo, mesmo algo que não parece positivo no momento, pode vir a tornar-se fonte de crescimento e graças no futuro.

As coisas boas e as coisas ruins
Como sabemos a vida não é feita apenas de coisas positivas. Não há como sermos felizes todo o tempo ou chegarmos ao fim da vida sem lembrarmo-nos de algo negativo que nos ocorreu.

Por vezes coisas negativas irão permear nosso caminho, tanto por nos depararmos com elas, sendo aspectos os quais não possuímos nenhum controle sobre, tanto como consequências através de nossas escolhas diárias.
Entretanto, independente das coisas que ocorrem ao sujeito serem boas ou ruins, ambas trabalham com o mesmo objetivo: auxiliar o fiel a caminhar para o bem, o que se configura como o que foi para ele planejado, algo melhor que seus próprios planos.
Diante uma situação de dificuldade o importante é sempre lembrar-se da constante presença de Deus na vida de cada um de seus fiéis e que Ele estará o auxiliando independente da situação.

Este versículo traz a compreensão de que é preciso ter paciência e acreditar no que foi preparado a cada um, pois mesmo a dificuldade está ali para ensinar algo ao homem como, por exemplo, aumentar suas forças e habilidades para lidar com problemas futuros.
Seja diante as situações ruins ou boas, o fiel deve apoiar-se em sua fé, permitindo-se percorrer seu caminho conforme Deus planejou, buscando seguir seus ensinamentos e crescer espiritualmente.

Passar por algo que não seja agradável pode levar a crer que aquilo nada adiantará, não resultará em bons frutos. Porém, o homem que é fiel ao Senhor é como a flor do deserto, e pode desabrochar mesmo diante de infortúnios.

Todas as coisas e os planos de Deus
Quando falamos sobre "todas as coisas" queremos dizer de fato todas, sem retirar uma ou outra que não nos pareça positiva. Mesmo o que a primeira vista pareça algo que não deveria ocorrer, tal como períodos de sofrimento, perdas e uma variedade de acontecimentos negativos, estas coisas ocorrem por algum motivo, o qual foi planejado por Deus muito antes de seu acontecimento.

Aqueles que são de fato fiéis a Deus tem seu apoio diante esses momentos, pois podem apoiar-se em sua fé e na crença de que posteriormente, conforme a vontade Dele, as coisas irão se ajeitar e contribuir para a vida de cada um conforme deve ser.

Neste quesito é sempre importante lembrar-se de que esta cooperação para o bem, o andamento da vida particular de cada um, ocorre da melhor maneira conforme os planos do Senhor e não de acordo com os planos terrenos de cada homem.
Não importa os inúmeros planejamentos que um sujeito cria para alcançar a vida perfeita, se Deus tiver planos maiores para ele.

Em razão disto é importante ter este versículo em mente, pois, por vezes, coisas acontecem e parecem ser o pior que poderia ocorrer, mas fazem parte de algo maior, um plano divino que existe enquanto preparação para o bem na vida do indivíduo.
Compreendendo o trecho para além da vida terrena é indispensável lembrar-nos ainda da promessa de vida eterna, o compartilhamento de glória junto a Deus. Por mais que exista sofrimento hoje, o caminho leva aquele que ama o Senhor para junto dele, o que se configura como um entendimento de todas as coisas cooperando para o bem.
Camaçari - BA
Textos publicados: 1 [ver]
Site: http://astrosonho.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.