Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sois edifício de Deus!

A Bíblia nos mostra que somos templos do Espírito de Deus (1Co. 3:16), e como tal devemos conservá-lo em santidade sem a qual não veremos ao Senhor. O dom do renascimento descrito por Jesus a Nicodemos é alegoricamente representado por uma passagem literal onde o profeta Ageu fala ao povo em nome do Senhor. As palavras do Senhor são fortes, merecidamente, pois o povo judeu ainda devia um templo a Deus (Ageu 1:4-13).

O profeta Ageu foi contemporâneo do profeta Zacarias. Ambos retornaram do exílio na Babilônia junto com os 50.000 judeus em 538 a.C. O reavivamento do povo judeu teria início no momento que o templo fosse reconstruído. 70 anos haviam se passado sem que o povo pudesse honrar o Senhor com holocaustos. Isto teve fim quando se reuniram e celebraram a festa dos Tabernáculos (Ed. 3.4-5). Porém o alicerce do templo ainda não havia sido lançado. No ano de 535 a.C. os alicerces do templo foram lançados com grande festa e alarido, pois representava o fim do exílio que havia começado em 605 a.C. O povo cantava, louvava, chorava e se alegrava. Os versículos 11, 12 e 13 de Esdras 3 dão a real dimensão do poder que o templo do Senhor tinha sobre os judeus. Mais que um acontecimento histórico, o início da reconstrução da casa de Deus era a volta da morada divina no meio do povo!

Então o combalido povo judeu teve mais um revés em sua dura história. Os vizinhos e estrangeiros que habitavam com Israel, levados por um espírito maligno, ofereceram impedimento ao povo. A maneira mais cômoda de se derrubar um projeto, principalmente quando ele é grandioso como uma construção, é desanimar aqueles que trabalham diretamente na obra inquietando-os enquanto trabalham. Em Ed. 4.4-5 vemos claramente como palavras podem frustrar um plano. Por 15 anos o povo não conseguiu reiniciar a obra. Foi neste meio tempo que o Senhor levantou a primeira voz profética depois do exílio, Ageu (Ed. 5.1). Que falou coisas que devem ser acolhidas por nossos corações até os dias de hoje.

O Senhor nos mostra que antes que desejemos qualquer bem material, para sustento de nós e de nossa família. Antes que enchamos nossa casa de bens. Devemos olhar para casa de nosso Pai que somos nós, templo do Espírito Santo. Uma casa em ruínas ou mal alicerçada com certeza vai desmoronar. Se não estivermos fundamentados na rocha que é Jesus, com certeza seremos levados por qualquer onda maligna desta vida. E mesmo que tenhamos uma casa delineada, ela precisa estar em plena conformidade com o Senhor. A verdade é que grande parte da Igreja, muitos irmãos, ainda acham que o Senhor tudo lhes dará pois possuem fé e pedem continuamente em oração. Consideram sua oração, a leitura diária a sede por justiça e a assiduidade aos cultos, uma fonte que lhes trará retorno do Senhor. Mas então o Pai não os atende e começam a duvidar de Deus ou da própria essência de ser cristão. Pecam em seu coração ao questionar o amor de Cristo e muitas vezes acham que regras e costumes diários podem ativar o executar de Deus. O problema não está no Senhor, mas em nós.

Tiago nos fala no capítulo 4 e versículo 8 que somente quando nos chegamos ao Senhor, ele então pode se chegar a nós. A ação precisa partir de nós para que a reação venha do Senhor. Então orar, jejuar, ler as Escrituras, frequentar a igreja e dar o dízimo não é o bastante para alcançarmos o coração divino? Sim, em parte, desde que alicerçado no dom da fidelidade para nosso Senhor em amor. Desde que livre de toda idolatria e hipocrisia. Desde que viventes no amor de nosso Senhor. Paulo nos afirma que mesmo que tivesse todos os dons, inclusive o de profecia, mas não tivesse amor, nada seria (II Cor. 13:1-3). Simplesmente porque a base da obra redentora de Jesus foi e é o amor. Ou não sabemos que Deus entregou seu filho Jesus à morte por amor (Jo. 3:16)? Pois se amamos ao Senhor então certamente iremos a Ele como fez Nicodemos mesmo sendo sábio e mestre entre o povo judeu (Jo. 3:10). Ele entrou em contato com Jesus para que então o Senhor entrasse em contato com ele. E somente pelo novo nascimento isto seria capaz. Em outras palavras, Jesus lhe dizia: reconstrua seu templo em seu coração.

Muitos como o povo judeu, hoje, vivem em miséria espiritual e falta-lhes fé na vida. Pois continuam com templo do Senhor em ruínas. Pois somos templo do Espírito Santo do Senhor(1Co. 3:16).

Trabalham sem jamais encher sua casa de fartura. Continuam com o templo do Senhor em ruínas.

Buscam a Deus e jejuam sem contudo sentir seu Espírito em suas vidas. Falta-lhes reerguer o templo do Senhor.

Mesmo o pouco que adquire às vezes se perde no dia-a-dia. Mas a casa do Senhor em seu coração ainda permanece no chão.

Vivem mas sentem-se mortos. Sorriem mas escondem suas lágrimas de dor. Oferecem a paz do Senhor, mas possuem um coração atribulado.

Será que não sabemos por que mesmo sendo crentes e batizados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo ainda vivemos como se filhos da ira? Sim, nós sabemos.
Araranguá - SC
Textos publicados: 15 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.