Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Síndrome de Eva

Gênesis 3: 4-6

Nos capítulos iniciais da história humana vemos o relato de Deus criando todas as coisas por seu intermédio. Tudo funcionava em harmonia e havia plena beleza. Incluindo o primeiro homem e a primeira mulher. Seres criados para se relacionar com o criador e entre si, de forma perfeita, plena e feliz. Mas não demorou muito e, ao avançarmos para o capítulo 3 de Gênesis, no continuar do relato da história humana, vemos a queda da humanidade, que passou de harmônica para o caos. Iniciada quando Eva foi seduzida pelas palavras enganosas da serpente (Satanás), fazendo com que seus olhos cobiçassem o fruto que antes havia sido proibido por Deus para o consumo, pois traria a morte sobre eles. Então, foram expulsos do Jardim da satisfação e provisão para viver na selva do descontentamento e da escassez.

"Assim como a morte e a destruição nunca são satisfeitas, o desejo humano nunca está satisfeito." (Pv 27:20)

Diante do fato ocorrido com Eva e de como ela foi seduzida e enganada por palavras bem elaboradas pela serpente, palavras que traziam em sua aparência uma "verdade" acompanhada pela promessa de "felicidade", seus olhos foram despertados para desejos que antes não habitavam seu coração, então seus olhos cobiçaram o que não era seu por direito, o fruto. Então, surgiu o que eu chamo de Síndrome de Eva.

Primeiro entendamos o que é síndrome. Segundo o dicionário Michaelis síndrome é uma combinação de características e sinais com uma condição crítica que é suscetível de despertar medo e insegurança. Este conceito ao ser associado à Eva tem como intuito descortinar sinais e características de uma raiz do pecado, que habita nos nossos corações de mulher, corações estes caídos. Esta associação revela como nós mulheres temos tudo o que de fato é necessário naquele momento para ser feliz, mas temos a tendência à insatisfação. De como este descontentamento nos leva a ser enganadas, cobiçando o que Deus não preparou para nós e aceitando migalhas, achando que é banquete.

O perigo está ai, pois podemos passar a aceitar as ofertas de Satanás achando que são bênçãos de Deus. Enganadas ficamos cegas pelas aparências e, não vemos a verdadeira essência, o intuito real das palavras de manipulação lançadas para nos fazer cair na astucia de quem quer nos levar a satisfazer os seus próprios interesses escusos. O âmbito relacional em que as mulheres mais tendem a manifestar esta síndrome é no sentimental, na relação homem e mulher.

Na qual abri o caminho do nosso coração para, os que nós no meio cristão reformado chamamos de reformachos. Homens com aparência e eloquência de piedade, que usam o "conhecimento" teológico para enganar moças dentro da igreja, as fazendo acreditar que são homens de Deus, mas não passam de lobos usados por satanás para destruir mulheres e as desviar dos propósitos que Deus separou para elas. Relacionam-se com várias moças ao longo da vida, e com algumas ao mesmo tempo. As defraudam, manipulando para usá-las em benefício próprio. Quando finda em algum tipo de relacionamento, algumas se dão conta que estão presas em uma relação abusiva. Estes "homens" são amantes de si mesmo. Estes "homens" vagueiam de igreja em igreja procurando a quem devorar (2 Tm 3.1-5).

Não que nós mulheres sejamos em tudo inocentes, pois quando entramos nestas situações é revelado que nosso coração orgulhoso está insatisfeito com o que Deus já tem nos dado, e então a brecha para as paixões são abertas. Elas desviam nosso olhar de Cristo. Como a autora cristã Nancy Wilson traz em seu livro Contentamento: "Descontentamento é solo fértil para o plantio de desejos ilícitos." Por isso, eu te convido a guardar o seu coração em Deus, fazer Dele o seu alto refúgio (Pv 4.23).

Este texto foi escrito com intuito de servir de alerta para que, moças e mulheres não caiam nas garras de lobo dos reformachos, mas procure em Deus sabedoria e discernimento espiritual para vê além das aparências. Diante disto, venho convidá-las a examinarem constantemente seus corações, para buscar em Deus a cura para a Síndrome de Eva e não abrir espaço para ser cortejada por homens que só tem aparência de cristão. Por fim, não sei quais as marcas de ter vivido um "relacionamento" com um "homem" assim você carrega ou se ainda se encontra presa a esta pessoa de alguma forma. Seja qual for à situação em que se encontre quero te lembrar de que em Cristo há libertação e forças para fugir deste homem e não permitir que volte para sua vida. Deus tem um homem regenerado e que busca ter a mente de Cristo para agraciar sua vida. Seja uma mulher virtuosa e espere o melhor de Deus em Deus.

"Mas quanto a mim, a minha satisfação está em praticar a justiça, na tua presença. E quando acordar, ter a alegria de me satisfazer com a tua semelhança. (Sl 17.15)

Debhora Gondim
Boa Vista - RR
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.