Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sexualidade cristã

Deve ou não a Igreja mudar a sua postura diante da eventual aprovação [legalização] da união civil entre pessoas do mesmo sexo?

Para respondermos a esta pergunta, com sinceridade, temos que fazer outra pergunta: O que é que rege a Igreja? A Constituição Federal ou a Palavra de Deus?

Òbviamente que a Igreja [Instituição Jurídica], enquanto pessoa de Direito, está sujeita às normas do Estado, e, como tal, deve exercer os atos civis dentro da fiel observância dos preceitos legais.

Não é menos óbvio que, como Corpo de Cristo, deve obedecer aos mandamentos bíblicos, e estes determinam como expressão do desejo maior de Jesus, que amemos a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.

Cabe aqui outra pergunta: "O homossexual é o nosso próximo?"; e a resposta é SIM.

Estamos, agora, entre a "cruz e a caldeirinha"! Será? Não nos parece que haja aí uma situação difícil de solucionar!

Como Instituição, a Igreja há de respeitar a Lei Máxima do País, e dessa forma deve exercer os seus direitos de opinião e de expressão para evitar que essa Lei venha a ser aprovada.

Se, no entanto, apesar de nossos protestos, a Lei for votada e aprovada no Congresso, e sancionada pelo senhor Presidente da República, cabe a nós [Igreja] respeitar, em amor, as "sociedades afetivas" [pessoas/criadas por Deus] que se constituírem sob a égide da Lei.

Nesse caso, não pode a Instituição proibir que os dois companheiros frequentem a comunidade, e, até, sejam arrolados em seu livro de membros; mas teremos aí apenas membros nominais, porque não convertidos a Jesus, tendo em vista que a Palavra de Deus nos afirma: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (II Co. 5. 17)."

A continuidade, a perpetuidade da situação pecaminosa é sinal inequívoco de que não houve a conversão a Jesus, eis que esta parte do reconhecimento do erro, do necessário arrependimento, da confissão do pecado, e do abandono da prática do ato condenado por Deus não ocorreu.

Assim, cabe à Igreja, por amor, junto ao pecador, o cumprimento da grande comissão que Jesus nos deixou: - ensinar (Mt. 28. 19); - pregar (Mc. 16. 15); - testemunhar (At. 1.8).

Isso para que os "companheiros" [consortes] dessa união espúria, à Luz da Palavra de Deus, se convençam do pecado, se arrependam, confessem-no e o DEIXEM, nos termos definidos na Bíblia: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as CONFESSA E DEIXA alcançará misericórdia" (Pv. 28. 13).

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça." (I Jo. 1. 9)

Evangelizando, em amor, o pecador, a Igreja cumpriu, com fidelidade, a Palavra de Deus; Deus este que ama o pecador, embora abomine o pecado.

Essa deve ser a postura, o papel da Igreja: amar o pecador, suportá-lo [dar suporte, principalmente espiritual], e exercer o seu papel de Corpo de Cristo procurando levar os pecadores à conversão a Jesus, sejam eles heterossexuais, homossexuais, fornicadores, prostitutos, adúlteros, pedófilos; e/ou ainda: mentirosos, falsos, homicidas, ladrões, traficantes, cobiçosos, maledicentes, caluniadores, e todos os outros tipos de PRATICANTES de pecados [que também não são convertidos a Jesus].

“Naturalmente os pregadores do evangelho não estão proibidos, à luz da Bíblia, de condenar como pecado a prática homossexual, desde que chamem todos os outros pecados de pecado e desde que anunciem também a graça de Deus” (Rev. Elben M. Lenz César – Revista Ultimato).

Cumprida, pela igreja, a Palavra de Deus [ensinada, pregada, testemunhada], e aceita por quaisquer tipos de pecadores, eles serão novas criaturas, deixando as coisas velhas para trás [abandonando-as], em troca de um valor maior que é o Reino de Deus.

Quer isso dizer que nós, os convertidos a Jesus, não temos pecado? Jamais, de forma nenhuma podemos afirmar que não pecamos, pois, se o fizermos, a verdade não está em nós, e a nós mesmos nos enganamos (I Jo. 1. 8). O cristão, o nascido de novo [na família de Deus] não permanece pecando, não vive na prática do pecado; mas se pecarmos [e pecamos!], temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo. 2. 1); basta-nos confessar os nossos pecados, e ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (I Jo. 1. 9).

Entrando, como é nosso costume, pela parte escatológica da Palavra de Deus, toda essa situação, que se nos avizinha, está perfeitamente enquadrada na Palavra Profética para os últimos dias (Mt. 24. 3-14, entre outros textos), e estamos vivendo os últimos dias, de uma desordem moral generalizada, considerada por Jesus como o "princípio das dores" (Mt. 24. 8), sinal claro de que Ele está às portas.

Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

Editor do Sê Fiel
www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 804 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.