Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Senhor, obrigado pelo herege (e por seu livro)

A primeira metade do título dá nome a um dos capítulos de Salvos da Perfeição, de Elienai Cabral Junior. Motivado pelo autor, resolvi fazer um agradecimento semelhante a essas pessoas adoráveis que são os hereges.

É impossível não citar Rubem Alves, citado por Elienai:

“A heresia é a voz dos fracos. Do ponto de vista dos sacerdotes, os profetas sempre foram hereges. Do ponto de vista dos fariseus e escribas, Jesus foi também herege. E, como as Escrituras sistematicamente se situam ao lado dos fracos contra os fortes, é melhor dar mais atenção às heresias do que às ortodoxias.” (Dogmatismo e tolerância, 2004)

Agradeço a cada herege pelo tempo gasto com confissões difíceis de serem escritas e engolidas, desnudando verdades da vida óbvias e tão difíceis de serem percebidas; pela coragem em expôr, se não todas, mas algumas e importantes contradições em suas próprias vidas, numa tentativa de desconstruir nosso evangelicalismo tipicamente mistificador de líderes; pela vulnerabilidade com que tiveram de aprender a conviver, sofrendo acusações de gente pouco preocupada com a vida e muito preocupada com teologias, ortodoxias, doutrinas e conceitos.

Citá-los não é difícil, porque são poucos. Uns já me fizeram mais sentido em uma outra época, mas vez por outra aparecem para me lembrar de algum aspecto importante da vida. Gondins, Eds, Brabos, Elienais e mais alguns foram/são companhias graciosas que me forneceram luz e mais algumas dúvidas pra continuar caminhando. Eles me mostraram que é possível ser cristão apesar do cristianismo e que ir à igreja é o menor dos problemas com que uma pessoa deve se preocupar. Afinal, se o indivíduo já abriu mão da espiritualidade exclusivista pruma espiritualidade existencial, deixar de frequentar um lugar é mero adereço e nada significa. Indo além, deixar de frequentar um lugar por pressuposição de superioridade é pior que ali ficar, já que a motivação da saída deveria ser não se considerar melhor que qualquer um. Este precisa se libertar, e não aquele.

Com eles comecei um processo de desinfantilização da imagem de Deus, da igreja, da vida. Consegui enxergar a maleabilidade e a leveza da Bíblia, por outro lado tão bem engessada e ferramenta de destruição de vida nas mãos de pessoas religiosas semelhantes a Jonas e fariseus – que cumprem os rituais, anseiam por justiça e se esquecem da misericórdia de Deus, ao ponto de indignarem-se com prostitutas entrarem no Reino na sua frente.

Quem dá com os burros n'água é quem, após tantos anos de uma vida baseada em uma fé que agora considera sem sentido, continua com uma capa qualquer pra mascarar sua incômoda verdade. Não consegue se mover, nem que seja prum provável erro, porque o conforto da admiração de todos lhe é mais proveitoso. Esse já deu com os burros n'água, sabe bem disso e deve correr pra tirá-los de lá.

Esses hereges me aguçaram uma visão da vida que, definitivamente, não cabe nas palavras - sempre imprecisas, sempre incompletas. Este texto, por si só, é de uma incompletude sem tamanho. Enxerguei a heresia como na verdade um rótulo de quem detém o poder pra que os diferentes sejam afastados. “Fora de alcance, não oferecem perigo” seria verdade se o Espírito não soprasse onde quisesse, pra onde quisesse.

Através de seu lindo, fantástico, terno e extraordinário livro Salvos da Perfeição, Elienai nos convida com a melhor teologia, a narrativa – o que significa teologia pouca ou, ainda, nenhuma. Mais humanos e mais perto de Deus pra vivermos a vida plena prometida por Jesus.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 35 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.