Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sem Deus, sem regras

Se não existe um ser acima dos humanos, que tenha criado leis morais para reger o mundo, então cada humano pode criar suas próprias leis, estabelecer suas regras segundo valores e crenças de sua época.

E, se é assim, é razoável que cada sociedade estabeleça suas normas segundo o que bem entender. Se a escravidão, o aborto, a pedofilia, a democracia, a tirania ou qualquer outra prática for institucionalizada numa sociedade, quem poderá dizer se é errado ou certo, justo ou injusto? Quem é conhecedor do certo e do justo?

Se não há um legislador universal, não há valores universais. A forma como as pessoas pensam varia com o tempo e o lugar em que vivem. Seus valores também. O que para uma sociedade é absurdo, para outra é perfeitamente normal. E, se cada sociedade pode criar suas próprias leis, nenhuma pode julgar a outra pelo suposto absurdo de suas práticas. Como explicar que a escravidão é errada? Como argumentar contra a pedofilia? Fica impraticável qualquer argumentação.

Também não se pode eleger a democracia como uma forma melhor que a oligarquia ou a tirania - em qual lei universal ficou estabelecido que a maioria tem o direito de impor sua vontade sobre a minoria?

Obviamente, se não há leis universais, acima dos humanos, o que valerá mesmo é a lei do mais forte. Quem tiver condições, dominará sobre os outros, usando seja lá quais forem seus instrumentos de dominação.

Portanto, a afirmação "Deus não existe" equivale a "meu corpo, minhas regras", ou, "meu mundo, minhas regras", ou ainda, "tudo é permitido".

O único problema é a possibilidade de Deus existir. Neste caso… bem, cada um terá que se explicar com Ele.

Será que o argumento "eu não sabia" seria aceito no tribunal do grande Legislador? Há quem diga que há sinais mais que suficientes, dEle e de Sua Legislação, na História e na consciência humana...
Taguatinga - DF
Textos publicados: 71 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.