Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Salomão e a rainha de Sabá

A rainha de Sabá foi a Jerusalém com o intuito de por à prova, ou testar a sabedoria de Salomão com perguntas difíceis. A fama de Salomão corria mundo a fora e isto preocupava aquela rainha. Assim ela foi e chegou a Jerusalém acompanhada de uma grande caravana de camelos que transportavam perfumes, ervas cheirosas, grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Salomão respondeu todas as perguntas que ela lhe fez; nada era difícil demais para ele responder. (1 Reis 10. 1-3). Um rei e uma rainha se encontrando, posso imaginar os comentários e a grande repercussão daquele encontro. Salomão, filho de Davi, era considerado o homem mais sábio da terra. O que mais chama a atenção é que a rainha preparou muitos presentes, como era costume da época e foi até Salomão com o intuito de conhece-lo, provar a sua fama e sabedoria fazendo perguntas difíceis, ou capciosas, visando colocar a sabedoria de Salomão à prova. O que ela não sabia é que Salomão era um rei que servia a Deus e que a sua sabedoria não era apenas intelectual, mas era sobretudo espiritual. Aquele encontro provavelmente foi muito comentado e se fosse hoje seria transmitido por um pool de emissoras de televisão.

Quantas vezes nós também somos colocados à prova e às vezes somos ameaçados por pessoas pessoas que querem destruir a nossa crença e a nossa fé. Este não foi o caso daquele encontro, mas hoje existem muitas pessoas preocupadas com a nossa fé e a nossa convicção acerca de Deus e da vida eterna. Muitos querem limitar as igrejas, criar alguma dificuldade, regras ou até mesmo proibições. Vivemos um tempo obscuro e perigoso. Várias vezes eu fui interpelado por pessoas que queriam saber o fundamento, a razão e o conceito da minha fé, da minha convicção. Eu nunca tentei explicar teologicamente, mas sempre procurei convidar a pessoa a orar antes e depois da conversa. Eu nunca me propus a falar de igreja e religião, mas falar somente de Jesus. Em João 14.6 Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim". Portanto, Jesus é o caminho, é a porta, é a fonte, é o alimento, enfim é o nosso sustento. Não devemos temer os inquiridores, aqueles que buscam saber a razão da nossa fé.

A rainha foi se encontrar com Salomão porque a fama deste se espalhou pelo mundo da época. Era uma rainha rica, poderosa e podemos dizer que ela era também muito estudiosa, corajosa e curiosa. Quando alguém se aproxima de nós e começa a nos fazer perguntas de cunho espiritual temos uma oportunidade para falar de Jesus para esta pessoa. A rainha de Sabá, depois de ouvir Salomão e ver toda riqueza do seu reino saiu encantada com o que viu, afinal Salomão era o homem mais sábio que havia na terra. Salomão até então era um rei temente a Deus, porém depois ele se desviou. Hoje nós podemos adorar o rei dos reis, o maior de todos sem precisarmos sair do lugar, o nosso presente para Ele é o nosso coração. Ele é infinitamente maior do que Salomão. A adoração vale mais do que qualquer presente, pois um coração contrito Deus não rejeitará.

Vivemos um tempo em que se baseia muito no dinheiro, na contribuição, um tempo em que muitos se preocupam com os bens materiais, mas se esquecem que o mais importante é adorarmos a Deus e isto pode ser feito independente de onde estivermos. O importante é adorar a Deus em espírito e em verdade. Salomão, apesar de toda fama e riqueza, no final da sua vida se corrompeu, talvez por ele ser um homem muito rico, sábio e poderoso se esqueceu de que, na verdade tudo que temos é Deus quem nos dá. A Bíblia diz que Deus exalta os humildes e abate os soberbos. Conheço muitos que foram usados por Deus e hoje estão andando por aí sem rumo, ou fundaram uma igreja para si e para alguns que o seguiram. Enfim, a lição de Salomão, rei de Israel, o homem mais rico e mais sábio de sua época serve de exemplo para muitos hoje. "Salomão, que reinou entre 970 e 930 antes de Cristo, de acordo com o livro dos Reis, chegou a ter 700 esposas princesas e 300 concubinas". (Google). Ou seja, ele foi poderoso em tudo, por isto a sua ruína também foi grande. Essas são lições que devemos conhecer e aplicar em nossa vida. A Bíblia diz: "Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade". (2 Pedro 3.18)
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.