Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sal da terra, luz do mundo? Nem tanto...

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." MT. 5.13

Quando me converti, ainda garota, vivíamos um tempo extremamente tradicionalista. Era o tempo do culto racional e toda e qualquer emoção era percebida como um desvio da sã doutrina de uma bem estruturada igreja tradicional.

Eram os tempos do: Penso, logo existo! Bem, descartiano, onde a lógica e o pensamento estavam acima de qualquer coisa.

Crente que tinha sonhos ou visões, dormia de barriga cheia ou tinha algum tipo de problema mental (uma esquizofreniazinha!). Falar em línguas ou palavra profética? Ou tinha tido um ataque histérico e apresentara um sinal de glossalia, ou bem pior, devia estar acometido de algum demônio encubado. Ah sim, batalha espiritual e demônio, isso era coisa de gente crédula e atrasada.

Oração mais fervorosa? Você é por um acaso pentecostal? Lembro de uma vez que uma mulher apareceu pobremente endemoninhada numa missão da igreja que era membra. Foi algo triste de ver. O diácono da igreja veio me dizer que ela não tinha nada, era maluca! Tinha problema de cabeça.

A pobre da mulher tinha era mesmo uma legião. Esses eram os tempos dos crentes mentais, regidos pela lógica moderna, pela sociedade que pensa e não dava lugar a emoção. Pode-se dizer, eram os crentes Sr. Spock.

Mas, a sociedade mudou. Vivemos a era pós-moderna, a era da emoção. E lá vamos nós em um turbilhão de emoções, num vento de doutrinas e numa onda de mar. Agora tudo é sentir, o lema pode se resumir: Sinto, logo existo.

São os tempos da intuição, dos sentidos. Hoje somos crentes almaticos. Crentes do sentido. As visões, sonhos, profecias, estão liberadas. O culto virou um show. A equipe de louvor os mais novos ícones da cultura pop-gospel, são as estrelas da vez!

Culto bom é quando a gente chora e fica duas horas “louvando” bem alto, numa catarse maravilhosa. Então se sente a unção. Se sente o Espírito, sente a Presença de Deus, sente poder, é preciso gritar e cair. É preciso regredir nas lembranças e emoções. Poder de Deus agora é técnica psicológica e dinâmica de grupo. Poder de Deus é sentir. Você não sonha, não tem visão, não caça o diabo, não chora, não sentiu o poder de Deus? Ah, você não é avivado!!!

Ser crente é ter, porque essa é a sociedade dos que tem, dos ricos, dos abastados, dos ternos caros e das peruas evangélicas. Dos ministérios que enriquecem. Essa é a igreja neoliberal, globalizante, dos conglomerados e do dinheiro entre poucos.

E nós fomos chamados a ser Sal da terra, Luz do mundo! O que mesmo hein?
Desconfio desses avivamentos, desconfio dessas tradições. Elas me apontam um modelo social, que por ser formado pelas relações entre homens é falho, e em ultima instancia do maligno, porque esta sociedade e seu sistema vivem nele.

Mas, Jesus mostra o caminho. Fomos chamados a viver no Espírito, o homem espiritual discerne tudo e de ninguém é discernido. É a contra cultura, é a emoção e a razão sob domínio de Deus, na medida certa, como víamos em Jesus. É a dependência de Deus completa e verdadeira, é o despojamento do ego humano, é serviço, é discipulado, é compromisso com a Palavra. É novidade de vida.

Emociono-me com Deus, e reflito com Deus. Minha emoção e razão são D’Ele, mas, elas não me dominam, elas fazem um conjunto submetido ao Espírito de Deus.
O sobrenatural existe. Afinal, não é sobrenatural viver a vida de Cristo, estando preso nesse corpo de pecado, pressionado pelo mundo e confrontado pelo diabo? Alguém tem duvida que sem o sobrenatural de Deus nós não teríamos sucumbido em nossa caminhada?
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 8 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.