Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Repense - Salmo 23:1

O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará.
(Salmo 23:1 – Almeida revista e atualizada)

Sem dúvidas nenhuma esse é o versículo mais conhecido do antigo testamento, quiçá da Bíblia.
Provavelmente você já viu essa frase em camisetas, adesivos, quadros etc.
Acredito eu que o motivo do "sucesso" desse verso seja pelo que ele nos pressupõe:
"Se Deus, que é todo poderoso cuida de mim, esse Deus vai cuidar para que absolutamente nada me falte"
Que lindo né?! E como seria bom para nós e para nosso egoísmo se fosse verdade, mas não é.

Primeiro, em nenhum momento Deus nos promete tal coisa, a não ser é claro que você ainda acredite na farsa da teologia da prosperidade, inventada por algumas igrejas, que vendem um produto "infalível", mas que quando falha (e sempre falha) a culpa é a sua por falta de fé ou de compromisso com Deus.

E talvez nesse momento você esteja se perguntando: "mas o versículo está aí ué?". E aí entramos no segundo ponto, que é um grave problema de tradução.

O que a versão citada acima, e a maioria das versões em português nos trazem, passa essa ideia de que Deus vai me dar tudo o que preciso, que Ele vai me servir e que Ele vai me honrar.
Mas olha como a Nova versão internacional (NVI) traduz:

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Essa é a versão que mais se aproximou em expressar na língua portuguesa o que o Rei Davi disse de fato.
O sentimento expresso na frase "de nada terei falta" está mais relacionado com "não sentirei falta de nada". Ou seja, o que o Davi, homem segundo o coração de Deus, está nos dizendo no início do seu salmo, é que quando ele entendeu que Deus era o seu pastor, que o próprio Eterno tinha se revelado a ele, o que mais ele poderia querer?

Perceba como é o mesmo sentimento que Jesus nos traz em parte de seu discurso no sermão da montanha:

Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que vamos comer? " Ou "Que vamos beber? " Ou "Que vamos vestir? "
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
(Mateus 6:25-34- NVI)

Jesus é enfático em dizer que quem se preocupa com o dia de amanhã, quem necessita de estabilidade financeira para ter paz são os pagãos, aqueles que não têm um Deus cuidando deles.
Lembremos também que um pouco antes Jesus tinha ensinado os seus discípulos a orarem, e a oração que Ele ensinou consistia em "o pão de cada dia dá-nos hoje"

Podemos também voltar ao princípio que Deus estabeleceu no antigo testamento quando enviou o Maná ao povo de Israel, que por mais Maná que caísse do céu eles deveriam pegar somente a quantidade para aquele dia, confiando que Deus cuidaria deles no amanhã.

Bem, não há muito mais que possamos dizer, existem coisas que são claras como a luz nos evangelhos, mas nós insistimos em não querer ver, pois sabemos que no dia em que começarmos a levar a sério essas palavras de Jesus teremos que mudar completamente nossa forma de viver.

Pr. João Paulo Berlofa
Mogi Das Cruzes - SP
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.