Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Rei Davi, tudo começou com um simples olhar

“E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista” (2 Sm 11.2).

Davi deixou-se levar pela concupiscência dos olhos, que significa grande desejo de bens ou gozos materiais, apetite carnal desordenado. Ele estava distraído, dividiu sua atenção, não estava vigilante, e o que começou com um simples olhar foi aos poucos desencadeando uma cobiça com final trágico e com consequências irreparáveis (1 Jo 2.16).

Quando Davi foi despertado pelo desejo que começou em seu olhar informou-se rapidamente sobre a bela mulher por nome de Bate-Seba, mesmo sabendo que ela era casada com Urias um de seus soldados, Davi mandou chamá-la, deitou-se com ela gerando então uma criança (2 Sm 11.3-5; Mt 5.28).

Davi até tentou ‘consertar as coisas’ a sua maneira, tentando criar alguma situação para que Urias pensasse que o filho era dele, mas não deu certo (2 Sm 11.6-13), então Davi partiu para o segundo plano, algo ainda mais perigoso, e conspirou para que Urias fosse morto em batalha e assim aconteceu, Bate-Seba lamentou a morte de Urias, depois Davi a tomou por mulher (2 Sm 11.14-18, 26,27), “[...] Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor” (2 Sm 11.27).

Observem que em 2 Samuel 11, não menciona que Davi consultou ao Senhor, ou se arrependeu de seus atos até ser repreendido, mas seguiu seu próprio desejo, estava obcecado pela mulher atraente, e ao tentar encobrir o que fez, foi se afundando ainda mais, como está escrito em Salmos 42.7: “Um abismo chama outro abismo [...]”. Suponhamos que Urias pensasse que sua esposa Bate-Seba estava gerando um filho seu e a vida seguisse normalmente, por ventura isso ficaria oculto?

Mesmo que Urias jamais descobrisse, mesmo que tudo ficasse encoberto o Deus dos céus não saberia? Se nem mesmo nossos ossos ainda informes no ventre de nossa mãe são ocultos ao Senhor, por ventura Ele não conhece nosso íntimo também? (Sl 139.15). Ver: Jó 10.14; Pv 20.27; Is 29.15.

O próprio Davi mais adiante afirma que os pecados dele não são encobertos ao Senhor (Sl 69.5),“Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração” (Sl 44.21).

Pelo que a Bíblia nos informa o pecado duplo de adultério e homicídio foi seu único (e terrível) deslize (1Re 15.5), o que Davi cometeu causou sérias consequências, marcas profundas em sua alma, e que afetou toda sua família. Ele plantou no oculto e colheu o dobro “O que semear a perversidade segará males;” (Pv 22.8;), colheu os frutos amargos de seu pecado, a sentença é dada em 2 Samuel 12.10,11 no capítulo 13 menciona o cumprimento desta sentença, acontecendo crimes violentos envolvendo seus familiares.

Davi é conhecido como um rei ungido pelo Senhor, com um dos reinados mais prósperos de Israel, cheio de conquistas, e claro, o grave pecado que cometeu, mas ele também é conhecido pelo coração quebrantado, sinceridade e arrependimento completo de seu erro (Sl 32; 51).

Em Salmos 19.12 Davi indagou: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos”, jamais devemos nos subestimar, achando que com nossa pequena força podemos resistir nossas fraquezas, ou loucamente acharmos que uma alta posição nos deixará impunes ou ocultos aos olhos do Senhor (Mt 26.41).
Vejamos as etapas da consumação do pecado em Tiago 1.14: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, temos que estar atentos para não darmos brecha ao pecado pois é uma batalha feroz, o pecado combate contra a alma (1Pe 2.11) , venceremos somente com vigilância através da oração e alimentando-nos constantemente da Palavra, Jesus venceu a tentação do deserto com a Palavra (Mt 4.4,7,10).

Andarmos com retidão diante de Deus é um combate árduo, todos os dias temos que nos mortificar, e assim estarmos vivos para Cristo e não para o mundo (Rm 8.13; 2 Co 4.10; Cl 3.5; 1Pe 3.18;). Apesar dos erros de Davi, ele se quebrantou, sofreu as penalidades, sua atitude ficou registrada para exemplo e para estarmos atentos, não se deve brincar com o pecado de que natureza for, no caso de Davi foi adultério e homicídio, mas a concupiscência dos olhos atinge qualquer área de nossa vida, o pecado pode nos consumir, o fim é a morte (Rm 6.23).

Deus não teve seus planos frustrados, Ele ungiu Davi a Rei e assim se cumpriu, e tempos depois foi da descendência de Davi que se cumpriu a promessa: Jesus, o Salvador dos homens, e que justificaria nossos pecados, “[...] Achei a Davi, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;” (At 13.22,23).
Que Deus nos direcione e nos incomode em cada atitude que tenhamos, o Senhor esteja conosco, amém!
Londrina - PR
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.