Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Reflexões em Efésios 6:10-18 (2ª parte)

Instruções iniciais

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Mantendo a noção de nossa Total dependência a Cristo, Paulo afirma que devemos usar a armadura de Deus. Armadura está que não foi criada, forjada, construída por nossas habilidades, conhecimentos, força, poder, disciplina ou "livre-arbítrio", mas foi fornecida aos santos por Deus, sendo portanto a armadura de Deus.

Utilizaremos o caso de Davi e do rei Saul para ilustrar. Quando Saul oferece a Davi sua armadura, que é a armadura de outra pessoa, ela se mostra incomoda e não permite movimentos adequados :

"Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.

Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si."I Samuel 17:37b-39

Então Davi após tirar a armadura de Saul decide ir a batalha com Golias apenas com seu cajado, sua funda e cinco pedras lisas que colocou em seu alforje (I Samuel 17:40). Diversas vezes me deparei com está interpretação em que Davi teria usado apenas uma funda e uma pedra para vencer o gigante Golias, mas quando analisamos a situação vemos que ele tinha uma armadura, e aquela era a armadura de Deus.

"Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."

I Samuel 17:45

Podemos notar que Davi não diz: "Venho com minha funda e cinco pedras"; muito menos diz: "Estou com a armadura do rei de Israel (Saul) e por isso vencerei".

Vemos porém, que Davi apresenta duas situações:

Em primeiro lugar ele diz que Golias confia na armadura, na estratégia militar, nas armas e na sua força física.

Enquanto ele depende, nesta batalha, totalmente do Senhor e Nele se apoia. Usando assim a armadura de Deus.

Portanto, enquanto o homem não se humilha debaixo da poderosa mão de Deus, reconhecendo sua fraqueza, admitindo que é pela graça que somos sustentados e salvos, ele não usa a armadura de Deus. Como diz a Escritura ele confia em seu braço mortal, em sua capacidade, em suas forças. Infelizmente esta "força" humana, não pode vencer o inimigo revelado nesta passagem, nem as dificuldades normais da vida.

A tese de Paulo no versículo 11 é que o homem precisa da armadura de Deus para permanecer firme contra as ciladas do diabo. Isto significa que todo o homem que não se coloca debaixo da proteção do Altíssimo e busca o conhecimento de sua vontade revelada, não tem a capacidade de vencer o príncipe deste mundo.

Outro aspecto apresentado neste texto é a natureza da batalha e a apresentação de nosso inimigo.

Em primeiro lugar, Paulo define os que não são nossos inimigos nesta batalha. Nenhum homem ou mulher são os nossos adversários nesta batalha. Isto significa que aqueles que professam falsas religiões; os ladrões; os milionários gananciosos; os políticos corruptos; os idolatras; os assassinos; não são eles os nossos inimigos nesta batalha, não é contra estas pessoas que devemos lutar. Afinal, foi no estado de pecadores cegos, afastados de Deus, separados e alheios ao caminho do Senhor que Ele nos buscou, chamou e salvou.

Não estou dizendo que não devemos lutar contra as ações pecaminosas, estou dizendo que aqueles que praticam os atos não devem ser nossos alvos nesta batalha.

Portanto, nossa luta é contra Satanás e suas hostes que tentam destruir e subjugar continuamente a humanidade desde do Éden; é contra nosso próprio desejo egolatra; é contra o ensino mundano do humanismo, hedonismo, ateísmo e todos os outros ensinos que não são na totalidade dependentes da Palavra.

Deus nos supriu com sua armadura para que possamos permanecer firmes nesta batalha e nos garante a vitória no nome de Jesus.

"mas do Senhor vem a vitória." Provérbios 21:31b

" Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo Lhe alcançaram a vitória." Salmo 98:1

" Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos." I Crônicas 29:11

" Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 15:57
Volta Redonda - RJ
Textos publicados: 10 [ver]
Site: http://www.evangelismovideira.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.