Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quer conhecer a pessoa? Dê-lhe poder

Segundo o dicionário Houaiss poder significa ter domínio sobre, autoridade, governo.

Hodiernamente, num mundo tão competitivo no qual estamos inseridos, somos confrontados a lidar com situações que nos causam espanto e/ou até repulsa; situações essas que revelam traços psicológicos e morais negativos presentes nos indivíduos.

O poder mal usado tem levado milhares de pessoas a se corromperem, a buscarem seus próprios interesses, uma vez que o ser humano é inclinado a exuberar com ostentação a outrem aquilo que possui.

A Palavra de Deus é enfática em nos afirmar que a soberba, olhos altivos aborrecem ao Senhor e além do mais causam prejuízos terríveis, irreparáveis àqueles que assim agem. Conforme vemos em Provérbios 8:13, “O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba e arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.”

Observamos que nesta época perto do fim a Sagrada Escritura se cumpre, inteiramente: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos/porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,” (2 Tm 3: 1,2).

Quero enfatizar aqui a palavra “soberba” inferida ao assunto discorrido, um comportamento excessivamente orgulhoso, arrogante, presunçoso, causando ao próximo, quando praticado, sentimento de humilhação, principalmente àqueles que não sabem se defender, desprovidos de conhecimentos que os impedem de reivindicar os seus direitos e acabam se submetendo às atitudes degradantes.

Contudo, é importante ressaltar o lado oposto, conforme também nos relata o texto bíblico em Provérbios 13:7 que diz: ”Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre tendo grande riqueza”.

Aprendemos também com o apóstolo Paulo em suas cartas que uma das suas preocupações era o de nunca se vangloriar, se exaltar por conta das dádivas que recebia do Senhor, veja o que o trecho bíblico em II Co 12:7 nos esclarece: “E para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.

É esplêndido quando no mais elevado e diferenciado cargo/função sabe-se desenvolver as atividades de forma sábia, justa e altruísta pensando sempre no bem estar do outro. Quando o “eu” é deixado de lado e principalmente quando buscamos a sabedoria do querido Espírito Santo os resultados serão sempre promissores.

Portanto, eu e você caro leitor supliquemos ao Senhor e sejamos guardados de tais atitudes egoístas, que só nos causam danos em todos os níveis de nossas vidas, assim como fez o salmista: “Também da soberba guarda o teu servo, para que não se assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão” (Sl 19:13). Amém.
Macapá - AP
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.