Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quem tem ouvidos veja

"Teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para direita nem para esquerda." Is 30;21

Normalmente pensamos em caminho como meio condutor a determinado ponto geográfico; literalmente é isso mesmo. Entretanto, se, usado como metáfora para a vida espiritual, não tem a ver com pontos cardeais, aclives, declives, curvas, etc.

Quando interrogou ao Senhor sobre o caminho, Filipe pensava num lugar para ir; de certa forma O Senhor usou a mesma figura, dado que, o "lugar" sendo espiritual requer um conjunto de valores, jeito de ser, antes, que, um rumo. Pois, sendo Deus Onipresente, não precisamos mudar de endereço para encontrá-lO, mas, de diretrizes espirituais, e, consequentemente, atitudes.

"Mesmo vós sabeis para onde vou conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?" Jo 14;4 e 5

O Senhor acabara de dizer pra onde ia: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar." V 2

Por fim, foi mais explícito: "... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." V 6

O desafio para a caminhada espiritual não é galgar muitas milhas, antes, "andar na Luz". I Jo 1;7. Logo, as asperezas concorrentes são trevas, engano. Daí, "Lâmpada para meus pés é Tua Palavra, luz para o meu caminho." Sal 119;105

Quando Isaías vaticina que, no Ministério do Espírito ouviríamos uma voz dizendo: "Este é O Caminho!" Ele estava ensinando que seríamos, pelo Espírito Santo, capacitados a conhecer à Palavra de Deus; desafiados a andar segundo Ela.

"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei minhas leis no seu entendimento, em seu coração as escreverei; Eu lhes serei por Deus, eles me serão por povo;" Heb 8;10

Alguns padres, os mais fervorosos acusam-nos, os protestantes de basear tudo na Palavra de Deus, sem as tradições da Igreja; é verdade. Os que não são falsos entre nós, há muitos, infelizmente, têm apenas Jesus e Sua Palavra como Caminho.

Pedro ensina que Ele nos deu "Tudo que diz respeito à vida e piedade", II Ped 1;3 E, no encerramento da Revelação O Rei dos Reis veta acréscimos ou, omissões à Palavra: "...se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; se, alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida..." Apoc 22;18 e 19

Assim sendo, o caminho é mui acessível ao entendimento, malgrado, seja estreito; espinhosa a caminhada. Pois, aquilo que o intelecto pode assimilar facilmente, nem sempre é aceito nos domínios da vontade; mesmo que seja, há oposição do mundo, da carne e do inimigo.

Muitos, mesmo sabedores do querer do Pai portam-se como Balaão que, tendo ouvido já a Sua Vontade expressa, orou uma vez mais, duas, esperando que Ele mudasse de ideia. Ou, como o profeta jovem que, cumprindo uma dura missão, seduzido por outro mais velho aceitou a ímpia versão que O Senhor mudara Seu querer e dera uma contra-ordem. Ver I Reis cap 13

Ora, quem busca alternativa à Palavra deixa patente que se recusa ao Caminho proposto. Por piedoso que pareça não passa de um rebelde envernizado.

De uns tempos para cá virou moda a peregrinação de católicos à cidade de Medjugorje na Croácia, onde "Nossa Senhora" apareceria e falaria mediante certas "Videntes". Ora, supondo que Maria tivesse permissão para tais aparições, o que diria?

Se, disser algo que já está na Palavra não é necessário; se, acrescentar algo diverso incorre em maldição. Seja o que for que atue lá, de cunho humano ou espiritual, não passa de fraude. Mas, pessoas do mundo todo vão, pois, têm ouvidos moucos à Palavra, e, índoles dóceis ao engano.

Por quê? "... o deus deste século cegou entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é Imagem de Deus." II Cor 4;4

Luz é entendimento espiritual; não vem sem O Espírito Santo, quem não renascer Dele jamais acertará o caminho; "Na verdade, na verdade te digo; aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus." Jo 3;5

O caminho espiritual demanda ouvidos não olhos; e, vontade submissa. "... fé é pelo ouvir; ouvir pela palavra de Deus." Rom 10;17

Deus não está na Croácia apenas. "Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não veja? Porventura não encho os Céus e a Terra? diz o Senhor." Jr 23 e 24
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.