Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quem levará a coroa?

Sim, os atletas correm para ganhar um prêmio, uma taça, uma coroa, uma faixa, uma estrela a mais nas camisetas do clube etc.; muitos correm, mas o prêmio é para um só, aquele que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar; isto nos esportes individuais, pois nos esportes de equipes várias delas disputam o troféu, mas, também, apenas uma, recebe o título de campeã anual naquela modalidade de esporte.

Desde criança torço para um time de futebol; houve tempo em que meu desejo, minha torcida era por um título de campeão invicto, como ocorreu nas décadas de 50/60, nem empates me satisfaziam; chegava a chorar quando o "meu" time levava um gol.

Recentemente, uma pessoa amiga me ligou "vibrando" porque o time dela e também o meu [são rivais], quase foram rebaixados para a segunda divisão, mas conseguiram "se salvar" no final do campeonato; disse eu a ela: "a que ponto nós chegamos, antes o vice campeonato não nos satisfazia, hoje comemoramos por não termos sido rebaixados para a divisão inferior; ou seja, vibramos por ficarmos em último lugar no rol dos melhores!"

A Palavra de Deus, pela pena de Paulo, também trata do assunto: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (1 Coríntios 9.24-25).

Foi lindo um episódio, há poucos anos, em que um atleta se machucou não conseguindo mais correr, mas foi se arrastando até a linha de chegada, pois o que lhe interessava não era o primeiro lugar, mas competir, lema inclusive das Olimpíadas, que surgiu nos Jogos de Londres em 1908, "O importante é competir".

Mais bonito, ainda, foi um outro atleta interromper a sua "particular" corrida para quase carregar o companheiro contundido e chegaram juntos, no último lugar, à linha de chegada, muitos aplausos!

Como disse o Apóstolo Paulo, eles competem para levar uma coroa corruptível, isto é, sujeita à ferrugem, ao desgaste, até à completa destruição; mas a coroa que buscamos, como cristãos, é coroa incorruptível, é eterna, uma eternidade na presença do nosso Deus único, verdadeiro e eterno.

Não há disputas individuais ou de equipes [denominações], o prêmio é para todos os seguidores do Senhor Jesus, graça mediante a fé n’Ele, exclusivamente n’Ele; é vontade do Pai que nenhum pereça, mas que todos alcancem a salvação:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3.9).

Como no caso daquele atleta que se contundiu, temos que perseverar, não podemos abandonar o Caminho (o Senhor Jesus), nem tampouco querer ser o melhor, nem achar que sabemos mais, que vivemos melhor os preceitos bíblicos do que os demais.

Não há diferenças na vida cristã: nem social, nem de raça, nem de sexo, nem de cultura, nem de riqueza etc. "Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10.34).

O Senhor Jesus disse que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu; não por ser ele abastado, mas porque, via de regra, a fortuna é a sua prioridade; o "deus" de vários ricos [de pobres também] é o dinheiro, são os bens materiais; vamos ficar para trás, caso assim procedamos!

O mandamento é este: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Não há disputas pelos primeiros lugares, os que têm os melhores dons têm que apoiar os irmãos mais novos na fé, cumprindo o mandamento do Senhor Jesus, do IDE fazer discípulos, ensinar (Mateus 28.19), pregar a toda criatura (Marcos 16. 15) e testemunhar no seu bairro, na sua cidade, no seu País, e até aos confins da terra (Atos 1.8).

• É nossa missão conduzir o próximo [incréu] à linha de chegada!

Enfim, temos que nos portar como aquele atleta, Braima Suncar Dabó, de Guiné Bissau, que deixou de competir "pela medalha de ouro", no "Mundial de Atletismo", em 2019, na cidade de Doha, no Qatar, para ajudar o atleta contundido, Jonathan Busby, de Aruba, a chegar ao fim da corrida; não podemos ser egoístas retendo a Palavra somente para nós.

"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmo 119.11); tenho dito, sempre, que devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração para não pecar contra Ele, mas, também, para compartilhá-la com o próximo.

No esporte, ganha o prêmio quem cuida da saúde, da alimentação, dos exercícios, não perde a noite em "baladas", não tem vícios.

Na vida espiritual, na vida cristã recebe a coroa da vida aquele que é fiel ao Senhor Jesus: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10b), pois "o Senhor Jesus tornou-se o Autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem" (Hebreus 5.9).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 638 [ver]
Site: http://www.sefiel.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.