Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quando a unidade da igreja acaba

Unidade [conceito] Entende-se por "unidade" a qualidade de ser um ou único, algo que não pode ser dividido. No âmbito eclesiástico implica em termos um mesmo sentimento, um mesmo pensamento, compartilhando das mesmas ideias e propósitos.

1Co 1. 10 " Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma [coisa], e [que] não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. "

A harmonia do ambiente acaba por que cada um busca o seu próprio interesse e quando isso acontece o terreno fica propenso ao egoísmo e consequentemente ao desrespeito entre as pessoas ocasionando:

Disputas pessoais,
Boicotes a eventos da igreja,
Parcialidade no trato de algumas questões

Com a desarmonia o ambiente deixa de ser agradável e um esvaziamento poderá acontecer.

A legitimidade do culto acaba, uma vez que, asseveramos ter tudo em comum, porém na prática isso não se confirma, pois cada um busca o seu próprio interesse. O culto se torna hipócrita, um mero ato religioso e vazio. O corpo está ali, o pensamento não.

Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos com quem tem algo contra nós antes de deixarmos nossa oferta é porque Ele preza por um culto verdadeiro.

Mt 5. 23 e 24 "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."

O crescimento espiritual acaba, pois o nosso egoísmo atua de forma contrária ao processo de amadurecimento da igreja, fazendo-nos definhar enquanto comunidade.

Como crescer se falta harmonia, cumplicidade, mutualidade, solidariedade na alegria e no sofrimento?

O crescimento espiritual da igreja passa pela harmonia de seus membros.

Ef 4. 16 "Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor"

A coesão acaba e aí os objetivos que resultariam no bem comum da igreja vão por água abaixo. Se não há coesão entre os membros, a casa estará divida e não subsistirá.

Lc 11. 17 "Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, [dividida] contra si mesma, cairá."

Haverá uma vantagem de satanás sobre a igreja. Isso acontece porque a falta de união do povo de Deus representa um ponto vulnerável. O inimigo terá do que nos acusar perante a sociedade levando á perca de nossa autoridade. Nem a sociedade e nem as potestades nos respeitarão.

Nossa missão fica comprometida. Como trazer as pessoas a Cristo se não conseguimos viver harmoniosamente?

Um dos elementos que formam a identidade da igreja é a busca por almas perdidas através da mensagem do evangelho, todavia a igreja precisa de credibilidade e respaldo para transmitir essa mensagem. Mas se as pessoas não vem unidade na igreja como acreditará em sua mensagem?

Sem unidade nos tornamos uma igreja não atrativa, contrária àquela do primeiro século.

At 2. 47 "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar"

Concluímos que uma igreja onde não há harmonia, não há um culto verdadeiro ao Senhor, não há crescimento espiritual e nem coesão entre seus membros, está em declínio. Não há mais a unidade nela, o inimigo vê legitimidade para agir e tripudiar sobre ela, deixando comprometida a sua principal missão sobre a terra, conduzir pessoas a Cristo.

"OH! quão bom e quão suave [é] que os irmãos vivam em união... porque ali o SENHOR ordena a bênção [e] a vida para sempre" [Sl 133 1 e 3b]
Quixeramobim - CE
Textos publicados: 10 [ver]
Site: http://leiturafiel.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.