Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Progressão continuada...

"Diga-me com quem andas, e dir-te-ei quem és" (de domínio público).

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1. 1).

Progressão continuada é uma expressão usada politicamente, na área da educação, para definir o regime de promoção dos alunos à série seguinte independente de avaliação.

Vamos empregá-la aqui, como já fizemos em 1999, quando dirigíamos (por rodízio) uma reunião de oração na igreja, antes de irmos, diariamente, de manhã para o trabalho.

O texto bíblico, acima citado, mostra uma "progressão" em direção ao pecado:

"anda"(...) "detém"(...) "assenta".

Ou seja, quem não "anda" no conselho dos ímpios, não se "detém" no caminho dos pecadores, e nem se "assenta" na roda dos escarnecedores.

Vale dizer que quem "anda", num determinado momento se "detém", e aí está em plenas condições de se "assentar".

Não é um jogo de palavras, mas é por aí que o pecado entra na vida de uma pessoa.

Dizem que olhar, por acaso, para algo tentador, não é pecado; pecado é voltar a olhar intencionalmente.

Está aí o caminho para se cair em tentação: olhou [intencionalmente] caiu.

Assim o melhor é não olhar.

O mesmo se aplica em relação ao versículo abordado; assim é melhor não andar, para não nos determos, e nem nos determos para não nos assentarmos na roda dos escarnecedores.

Vamos dar um exemplo menor que, para muitos, não é pecado:

- um garoto, adolescente, aceita dar uma "pitadinha" no cigarro do coleguinha já fumante.

No dia seguinte ele já vai aceitar um cigarro inteiro!

Tragadas e tosses à parte, e em breve ele já está fumando um maço [ou mais] por dia.

O mesmo se dá com outros vícios e ou pecados: experimenta, gosta e fica!

É um caminho sem volta para muitos.

Assim é sábia a colocação de Deus, através do salmista, ao dizer que bem-aventurado (feliz) é o que não anda, não se detém, e nem se assenta.

Tudo na vida começa pelo primeiro passo (uma grande jornada); pela pequena fonte de água (um rio caudaloso); pela minúscula faísca (um incêndio devastador); por uma quase invisível semente (uma árvore frondosa), etc.

Mas Deus, ao bendizer o que não anda, não se detém, e nem se assenta, Ele explica o "porquê": é que ele, antes, tem prazer na lei do Senhor [a Bíblia], e na sua lei medita dia-e-noite (Salmo 1. 2).

Ele é como árvore na beira de um riacho, que dá fruto no seu devido tempo, cuja folhagem não murcha, e tudo o que ele faz prospera. (Salmo 1. 2 e Jeremias 17.8).

O riacho, para o bem-aventurado, é a Palavra de Deus, na qual ele medita dia-e-noite; dela ele retira o sustento para a sua alma, e aí vem a palavrinha "perigosa": tudo quando ele faz prospera.

Deus não está falando dessa "prosperidade" cantada em verso e prosa por aí: grandes salários, carro do ano, mansão no Morumbi, apartamento na praia, fazenda no interior, conta bancária recheada, etc.

Não! Não é isso.

Prosperar aí é conseguir com que tudo o que faz seja bem feito, bem sucedido, porque feito dentro dos princípios cristãos, com gosto, com amor, pois a Palavra de Deus nos informa que "maldito é o que faz a obra do Senhor relaxadamente" (Jeremias 48. 10).

E para nós, cristãos, tudo o que fazemos é para a glória de Deus [ou deveria ser]: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo (TUDO) para a glória de Deus! (I Coríntios 10. 31).

Para fazer mal feito, é preferível não fazer.

E o cristão procura fazer tudo para a glória de Deus porque ele é sincero em seus propósitos, ele é fiel, ele "vive Cristo" nas 24 horas do dia, mesmo que não esteja sendo observado pelo próximo [mas Deus vê tudo conforme o Salmo 139].

Então ele não anda, não se detém e nem se assenta onde não deve porque (como o riacho alimenta a árvore que no devido tempo dá o seu fruto, cuja folha não murcha, tendo em vista que as raízes dessa árvore "se alongam" até às águas, buscando alimento). Assim é o feliz, o bem-aventurado, está "plantado" junto às águas [a Palavra de Deus], onde ele busca dia-e-noite o sustento para a sua alma, inspiração para a sua vida, unção de Deus para que tudo o que faz dê certo, e, via de consequência, agrade a Deus.

Prezado leitor, caso você ainda não conheça a Bíblia, ou não tenha o hábito de lê-la, procure na Palavra de Deus o seu sustento, as suas forças, a sua alegria, a sua paz, e, temos convicção, você vai convidar Jesus para entrar no seu coração.

Editor do Sê Fiel
www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 803 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.