Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Procura-se gratidão!

"Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?" (Lucas 17:17,18)

Vivemos em tempos em que receber dádivas é ser laureado pela contemplação meritória do esforço pessoal. Os presentes do "Papai Noel", as bênçãos de Deus, a promoção do emprego, a cura de uma enfermidade dentre outras são recompensas por dedicação e esforço, sejam nos estudos, sejam nas orações, sejam nas madrugadas acordado, sejam nos "montes subidos" ou na capacitação almejada - quantos diplomas!

Assim, perde-se em nossos corações egoístas o ínfimo espaço reservado para a gratidão, para o reconhecimento de que "toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto" (Tiago 1.17). Não há espaço por o nosso ego está tão superestimado, que se recebemos bênçãos diversas, sejam quais forem, são frutos do esforço digno de um salário meritório. Deus, assim, cumpriu com sua "obrigação" em recompensar o meu talento e a minha dedicação pessoal.

No texto de Lucas 17.12-19, vemos a história de 10 leprosos que se encontram com Cristo. A lepra era considerada uma maldição de Deus, uma punição pelos "grandes" pecados cometidos por uma pessoa. A carne da pessoa apodrecia e fedia. A pessoa acometida por tão terrível enfermidade/maldição era obrigada a viver em total e completo isolamento para não contaminar as demais pessoas. Por isso, dependiam da caridade dos outros que desejavam mais a sua morte do que a sua cura. O quadro era de isolamento e desprezo social, miséria, dor, morte e frustração. Amaldiçoados por Deus, resignavam-se à sua vida miserável e à sua terrível doença. Uma desgraça completa!

Dentre as centenas deles, alguns se encontram com o Filho de Deus, aquele que criou todas as coisas pela força do seu glorioso e eterno poder. Ao contemplá-los, Cristo indistintamente cura-os de sua enfermidade enquanto caminham para se apresentarem aos sacerdotes, como testemunho completo da força e do poder glorioso de Deus. Porém, apenas um, no meio do caminho, vendo-se curado, retorna com grande alegria para adorar ao Senhor Jesus e agradecê-lo por tamanha bênção recebida! Ao que, vendo isso o Senhor, pergunta-lhe de forma didática: "Onde estão os outros nove?" - e assim entendemos que algo caro ao nosso Senhor é a gratidão de um coração quebrantado, aquele que compreende sua insignificância diante da glória e do poder de um Deus compassivo e misericordioso, justo e bondoso, fiel a si mesmo, à sua aliança e à sua Palavra.

Deus é a fonte da preciosidade da vida, da prosperidade provisional, do cuidado amoroso, da preservação protetora. tudo aquilo que somos, que possuímos e que conquistamos vem de Deus - ainda que você não reconheça isso! Da mesma forma, tudo aquilo que não somos, que não possuímos e que não conquistamos também vêm de Deus - ainda que, novamente, seu coração endurecido não reconheça isso!

Por isso, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, afirmou: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:16-18). E, aos Filipenses, ele também escreve: "Regozijai-vos no Senhor sempre; outra vez digo, regozijai-vos!... Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças" (Filipenses 4.4-6).

Compreendemos que um coração grato é submisso à vontade do Senhor, reconhece o seu poder, a sua soberania, a sua glória, bondade e misericórdia, e humilha-se diante de sua vontade. Gratidão é fundamental! Gratidão a Deus e ao próximo!

Neste ano que se finda, agradeça! Louve ao Senhor Jesus pelas dificuldades, pelas tribulações, pelos problemas, pelas grandiosas bênçãos que você não merecia receber, porém foi agraciado! Agradecê-lo demonstra humildade e reconhecimento de Seu justo lugar como o Soberano Senhor e o doador de todo dom perfeito e bom (Tiago 1:17). Aqueles que rejeitam Seu senhoria e recusam dar-lhe graças, incorrem em Sua ira (Romanos 1:21).

Ore o Salmo 136 com júbilo em seu coração, agradecendo ao Senhor pelo ano que se findou, e pelo próximo que há de vir!

Soli Deo Gloria!
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.