Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por quem você tem rasgado as suas vestes (Jó 2.11-13)

Antes de entrar no significado do título desse texto, gostaria de citar apenas três versículos de um texto bíblico, peço que se possível leia duas vezes, a primeira vez será para compreendê-lo e a segunda para que tente visualizar a cena em sua mente, somente assim será possível compreender a grandeza do relato:

"Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.

E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar.
E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande." (Jó 2:11-13)

Você ainda consegue rasgar suas vestes pela dor daquele que sofre? O choro e o sofrimento daqueles que te cercam ainda comovem seu coração? Quando você vê alguém segurando aquelas plaquinhas nos semáforos dizendo que está com fome e sobe rápido o vidro do carro, o seu coração consegue descansar como se estivesse tudo bem? Talvez não, talvez você ainda sinta algo, mas e se você souber que aquele que sofre não compartilha das mesmas crenças religiosas ou políticas que você? Será que então podemos dizer que ele merece o sofrimento pelo qual está passando? Por onde será que anda a tal da empatia? Onde foi que a esconderam?

Gostaria de falar um pouquinho a respeito dessa virtude que parece ter sumido com a esperança de que quando terminar possa me ajudar a encontra-la, quem sabe ela não esteja aí dentro escondida, não é mesmo?

A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se inserir dentro da situação de dor do seu semelhante, ela possui três componentes essenciais que se obedecidos, podem fazer grande diferença para aquele que sofre. O primeiro deles é a capacidade de enxergar a situação daquele que sofre com os olhos dele, talvez nosso ponto de vista sobre aquilo não seja o mesmo, talvez não tenhamos a mesma crença religiosa ou política, ainda assim, para entender sua dor é preciso ver as coisas como ele vê, compreender como aquilo o afeta e o significado daquilo para ele. Agora que podemos ver com os olhos do sofredor e entendemos como aquilo o afeta, vamos ao segundo componente; sentirmos a sua dor, mesmo que não seja na mesma intensidade.

Quando compartilhamos sentimentos como amor, alegria e esperança com outra pessoa, esses sentimentos não se dividem, eles se multiplicam, quando compartilhamos a dor com outra pessoa, esse sentimento é dividido e por mais que a maior carga ainda seja daquele que sofre, o fardo fica um pouquinho mais leve quando compartilhamos. O terceiro e último componente é demonstrar verbalmente ou através de nossos atos que estamos sentido sua dor, que mesmo por um período de tempo nós pudemos nos colocar nos seu lugar e sentir o que ele sente. De modo figurativo isso é rasgar as vestes, isso é sentar ao lado em silêncio por vários dias.

Por quem você tem rasgado suas vestes?
Curitiba - PR
Textos publicados: 1 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.