Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Photoshop espiritual

As revistas de circulação nacional, inclusive as de moda e as que veiculam fotos de artistas, têm se utilizado de um artifício que é um verdadeiro "me engana que eu gosto": o famoso Photoshop.

Com ele, as rugas somem, tornando até as octagenárias em verdadeiras porcelanas ambulantes. Estrias e celulites, que já começam a preocupar as adolescentes, somem rapidamente. As gordinhas, nada curvilíneas, vêem a parecer cinturinhas de pilão e barriguinhas chapadas, como que num passe de mágica.

Estranho é que muitas modelos e artistas consentem nesse artifício manipulativo propiciado pela computação.

Este mundo do Photoshop favorece as editoras de revistas, entretanto, as modelos/artistas que vendem uma imagem irreal de si, e quem a compra, podem fazer aumentar as filas nas salas de espera das clínicas de psicoterapia, talvez por viverem uma crise de identidade.

Não bastasse a maquiagem para ajudar a disfarçar as imperfeições e realçar o que há de belo, o Photoshop retrata o nível de exagero a que chegou a ditadura da beleza, por incentivar a venda de uma imagem completamente irreal.

Tenhamos, nós cristãos, cautela para que os artifícios do Photoshop não sejam utilizados em nossa vida espiritual, de relacionamento com Deus, com os nossos irmãos e com aqueles que ainda não conhecem o Evangelho.

Há muita gente vendendo uma imagem de perfeição, parecendo mais um "santarrão", e impondo dogmas e ensinos que são mandamentos apenas de homens, que passam bem distantes das mensagens deixadas por Jesus e pelos apóstolos.

Para quem vive uma vida espiritual apenas de aparências, adverte Jesus: “Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas”. (Marcos 7:8) ... “Pois (estes) atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).

Contra o farisaismo e o legalismo, o Apóstolo Paulo labutou tenazmente, como se depreende também da seguinte passagem bíblica: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” (Colossenses 1:16-23).

Muito se vê no meio evangélico líderes e pastores que chegam até a proibirem as suas ovelhas de visitarem igrejas de outros ministérios, inclusive da mesma denominação. Será que o céu está reservado para membros de um só ministério denominacional? Este é o cúmulo do exclusivismo e do separatismo!

A própria Palavra adverte a quem assim procede: .. “Está Cristo dividido ?” (1 Coríntios 1:13a) ... “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10).

Ainda conforme as Escrituras, João fez uma declaração que recebeu reprovação da parte de Jesus. Analisemos o que está contido em Marcos 9:38-40: “E João respondeu a Jesus, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós”

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Ninguém é salvo pela denominação que frequenta, mas pela fé em Cristo, “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18:20).

“Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos”. (2 Coríntios 2:10).

“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura”. (Gálatas 6:15).

Chega de Photoshop: só Jesus é perfeito !

”... porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”. (Lucas 18:14b).
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.