Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Peregrinos e Forasteiros

Eleitos, mas forasteiros. Amados, portanto, peregrinos. Chamados eficazmente, por isso, dispersos. A eleição livre e soberana, que precede o chamado eficaz de Deus para com os seus amados (Rm 8.30), torna-os desconhecidos, odiados e rejeitados neste mundo. Não pertencem a ele, e como a água é imiscível ao óleo, são fustigados a viver, muitas vezes, em sofrimentos perenes até o encontro definitivo com o seu Senhor.

Essas são as palavras iniciais do apóstolo Pedro em sua primeira carta (1 Pe 1.1). Este homem entendeu a plenitude da glória do seu chamado salvífico, por pura e livre graça soberana. Ele, que tantas e tantas vezes se viu vencido por sua personalidade voraz e arrogância apressada, finalmente havia compreendido a obra sobrenatural do Cristo para com os seus eleitos – e para consigo mesmo. Uma obra de Deus e para Deus, para o louvor do seu santo Nome e sua glória eterna.

Pedro faz questão de mencionar a presciência de Deus Pai (1 Pe 1.2), não como algo que Ele – por meio de sua onisciência – tenha "visto" no futuro distante, mas como um pré-conhecimento salvífico, de aliança, de intimidade, eficaz e pactual. Um amor íntimo, pelo qual o Soberano e Eterno decidiu livremente salvar os seus escolhidos. Por pura e livre graça e amor.

Mas, o apóstolo não fala apenas da eleição soberana, mas do modo como o Pai decidiu salvar, ou seja, por meio da obediência perfeita do Filho, e da aspersão de seu sangue imaculado. Sem pecado, Cristo, o Filho Amado, eternamente gerado, não criado, voluntariamente se entregou e se fez pecado em favor dos amados do Pai. E, a aplicação dessa eterna redenção dá-se por meio do poder de seu Espírito, que arranca milagrosamente o coração de pedra e aplica nos eleitos um coração de carne, regenerando-os para sempre, desde sempre.

A salvação pertence exclusivamente ao nosso Deus (Jn 2.9), único e verdadeiro. Nosso Deus Trino, Santo, perfeitamente alegre, satisfeito e completo em si, decidiu desde a eternidade transbordar o seu denso e rico amor por intermédio da criação, mais especificamente em seus eleitos, e nestes antes da fundação do mundo (Ef 1.4).

Nessa obra trinitária, perfeita e santa, o Pai escolheu amorosamente pecadores depravados, em meio a uma lamaçal de iniquidades, sem méritos ou privilégio algum, por pura e livre graça e amor; o Filho responde amorosamente ao chamado do Pai e decide voluntariamente se entregar para a redenção dos amados, como o Cordeiro inocente e perfeito, conhecido e imolado desde antes da fundação do mundo (1 Pe 1.20; Ap 13.8), e por meio da aspersão de seu precioso sangue, os pecados deles são redimidos; e o Espírito Santo que ressuscitou o Filho Amado dentre os mortos (1 Pe 1.3), aplica essa obra ao regerar definitivamente os filhos da luz, santificando-os nele e para ele mesmo.

Este é o Evangelho de Deus. Este é o Deus do Evangelho.

Mas, onde eu entro nessa história?

Eu entro com o meu pecado. Com a minha injustiça e minha total e completa incapacidade. Sou um mendigo devasso, clamando ao Senhor pelas migalhas que caem das delícias de sua mesa. Sou pobre, cego e nu. Miserável pecador, necessitado da graça regeneradora, da fé como um grão de mostarda que me levará aos braços salvíficos do Pai, por meio do Filho, segundo a eficácia do poder do Espírito.

Não sou um pecador: mas, o pecador. Definido. Se todos no mundo forem santos, eu não o sou. Por isso, necessito – necessitamos – do profundo arrependimento de nossos pecados, de um abandono total e completo de nossa depravação, e clamarmos continuamente por sua gloriosa salvação.

"Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo" (1 Pe 1.13).

Anelamos por ti, Senhor! Tenha misericórdia de nós, pecadores, e ajuda-nos em nossa incredulidade!

Amém.

Soli Deo Gloria.
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.