Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"Para o céu não existe pedágio"

"Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas" (Mt 21.12,13).

Dizem que para tudo há um preço; que qualquer coisa ou pessoa na terra pode ser comprada. Temos visto, infelizmente, isso se tornar realidade, em parte, na medida em que os valores nas pessoas deixam de ter o peso da ética, moral e justiça transmitidas por Deus, como base para a conduta dos relacionamentos.

Numa sociedade estimulada e regida pelo "ter"e não pelo "ser", até pessoas foram inclusas no mercantilismo, algumas forçadas, a exemplo da era escravagista, outras pela falta de opção, fome e desespero e também outras mais, por opção própria, ou por não terem na educação que receberam os elementos necessários para a formação do próprio caráter ou porque optaram conscientemente pela deterioração dos valores que norteiam a existência na e da sociedade.

Costuma-se também dizer que para toda regra há uma exceção. É exatamente essa exceção que mantém viva a vida na terra. Sem ela, há muito a raça humana, há muito, já teria sido extinta. São pessoas simples que achando aquilo que não lhes pertence, devolvem, pelo simples fato de não serem donas; gestos simples como não furar a fila, não usar de mentira mesmo que isso lhe custe caro; não comprar com a intenção de não pagar; pessoas que logo de manhã, antes do sol raiar já estão a caminho do suado emprego, cumprindo suas obrigações para com os patrões e a sociedade; exceções (pessoas) que não podem ser compradas ou sequer querem comprar outros, por preço algum; que vivem verdades, em um caminho que mais parece a contramão da vida.

Nesses "caminhos da vida", onde muitas coisas e pessoas são compradas e vendidas, Jesus, habitando entre nós, pronunciou: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". Milhares de pessoas já encontraram e andam por esse Caminho, oferecido graciosamente por Deus. É verdade que, alguns que não são do Caminho, tentam e muitas vezes conseguem, cobrar pedágio, mas reafirmo que "para o céu não existe pedágio". Muitos tipos de pedágio foram e são cobrados através da história. Pedágios através de pessoas santas, mas tão humanas quanto nós... (mediadoras entre Deus e os homens); pedágios financeiros, morais, imposto com opressão a seus próprios irmãos.

Vemos que mercantilizar o templo, a fé e as pessoas, são coisas antigas. Desde truques culturais para dominar a alma e os bens, passando pelas vergonhosas indulgências oferecidas como meio de salvação, até a extorsão desenfreada do pouco que sobra na miséria humana, são preços oferecidos e imputados àqueles que de boa fé buscam o Caminho da Verdade. Infelizmente, nessa caminhada, os "Mercadores da Fé", constroem pedágios e, como cegos, guiam outros à abismos de eterna perdição. Como pastor, ouso aqui abrir minha boca em protesto, não compactuando com atitudes de muitos que dizendo estar no Caminho da Verdade, agem como se não conhecessem a verdade.

Jesus, ao visitar o templo em Jerusalém, repreende e expulsa com chicote, as pessoas que estavam fazendo da casa de Deus, um mercado!

"Para o céu não existe pedágio". Tua salvação, paz, bênçãos e toda sorte de felicidade foram pagas por Cristo Jesus, quando na cruz disse: "Tudo está consumado". Fuja dos caminhos que cobram pedágio. É seu direito clamar para que Deus o guie no verdadeiro Caminho. O seu único sacrifício, será não querer comprar ou deixar-se vender; seguir os ensinos dos valores da ética, moral e justiça, deixados por Jesus, como base para a conduta dos relacionamentos. Tudo isso, depois de ter tido uma experiência pessoal de encontro verdadeiro com Deus, atitude sem a qual seria impossível produzir tal qualidade de caráter.
Itatiba - SP
Textos publicados: 42 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.