Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os sofrimentos do ser humano

O homem sofre desde Adão e segue sofrendo, sofrer é a sua missão. A vida é um vale de lágrimas, já ouvi muitos dizerem isto. Mas a vida não é só de sofrimento. Eu tenho meditado nisto, creio que à medida que a pessoa vai vivendo e envelhecendo aumentam as suas dores e o seu sofrimento. Tem sofrimento que é quase insuportável. Existem vários tipos de sofrimento: o físico, o psicológico, o real, o fictício, o mental, o corporal e o espiritual, entre outros. Às vezes algo que a pessoa faz meio sem pensar e sem calcular acaba gerando um sofrimento que nunca se acaba. Especialistas são procurados, são consultados, mas qualquer tratamento é apenas paliativo diante de um sofrimento real. Parece que o sofrimento é uma necessidade para fortalecer a pessoa e faze-la dar mais valor à vida. Todo sofrimento tem um sentido, uma causa e insere uma lição. A Bíblia talvez seja o livro que mais fala desse assunto. Nos seus 66 livros encontramos este tema com letras fortes e cores tintas demonstrando a realidade daquele tempo. Jesus sofreu desde o seu nascimento. Seus pais tiveram que fugir para o Egito para escapar da perseguição insana de Herodes. Foram morar em Nazaré, por isto Jesus é chamado " o nazareno". Ali o mestre viveu e trabalhou, aprendeu uma profissão que era exercida por seu pai adotivo. Só aos 33 anos é que ele iniciou o seu ministério após descer às águas do rio Jordão e ser batizado por João Batista. A partir daí o seu sofrimento continuou. Ele foi negado, traído e ainda não foi reconhecido por Tomé que se portou de forma incrédula, ou descrente após a sua ressurreição. Os sofrimentos não pararam por aí. A humanidade, em grande parte, continuou a sua descrença e hoje o ateísmo é crescente em todo o mundo. Quando alguém me diz que não crê em Deus, nem na Bíblia eu lhe pergunto se ele acredita na morte. Diante da sua resposta afirmativa eu lhe digo: "Quando você morrer você vai crer em Deus, mas aí será tarde demais". A crença é pela fé, se fosse pela vista não seria fé. A fé é sumamente importante. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Pois a fé é o firme fundamental daquilo que se crê - e naquilo que se espera. É preciso crer para esperar e ter. Caso contrário não é há o que fazer, nem o que dizer. Mesmo que a pessoa tenha obras, sem fé as obras são mortas, ou são inválidas. O ser humano continua sofrendo, muitas vez por sua própria culpa, outras vezes por diversos motivos que são inexplicáveis. Enfim, este mundo realmente é um vale de lágrimas.

Haja sofrimento!
Tem gente que sofre por causa de time,
sofre por causa de homem,
sofre por causa de mulher,
sofre por falta de dinheiro,
sofre por falta de emprego,
sofre por causa de doença,
sofre por causa de igreja,
sofre por causa de amigo
e sofre por causa de inimigo,
sofre por causa de um chinelo,
sofre por causa de um martelo,
sofre por causa de uma palavra dita,
sofre por causa de uma palavra escrita,
sofre por causa de uma marmita,
sofre por causa de uma malquerença,
sofre por causa de uma desavença,
sofre por causa de um cisco no olho,
sofre por causa de um repolho,
sofre por causa de um animal,
sofre por causa de uma viagem,
sofre por causa de um livro,
sofre por causa de uma imagem,
sofre tanto que até fica vermelho,
sofre até quando se olha no espelho.
(09-05-2022)

Esses versos, de minha autoria, parecem uma brincadeira, um jogo de palavras, mas eles retratam bem o que é a vida. Há vários tipos e motivos para o sofrimento. Há pessoas que sofrem até sem nenhum motivo. Outros sofrem porque gostam de sofrer, são os masoquistas. Enfim, o único sofrimento que vale a pena e tem recompensa é quando se sofre por amor a Cristo. Este sim, é um sofrimento bem aventurado e que vale a pena realmente.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 553 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.