Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os livros da Bíblia

A Bíblia contém 66 livros, portanto a Bíblia é uma Biblioteca dividida em duas partes: O Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento tem 39 livros e o Novo Testamento tem 27 livros. No Antigo Testamento temos histórias com muitas derrotas e muitas vitórias em meio a lutas sangrentas intermináveis e muitas delas irreconciliáveis. Também temos provérbios e poesias. No Novo Testamento temos biografias, doutrinas, histórias e poesias. Em torno de 40 escritores escreveram a Bíblia que, apesar de ser dividida em capítulos, na verdade é um só livro em que há concordância perfeita entre os dois testamentos, pois um complementa o outro.

Uma das primeiras coisas que eu aprendi na Escola Dominical foi dividir os livros bíblicos por diferentes temas que acabam se completando. Há uma unidade de ideias e pensamentos em que um completa o outro com os seus diferentes personagens. Gênesis significa origem, Êxodo, saída, Levítico é uma referência a Levi, responsável pelo culto geral e particular a Deus e todos os demais 39 livros do Antigo testamento tem o seu tema. No Novo Testamento, onde há 27 livros, temos os 4 Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João cada um com o seu tema, o seu enfoque sobre a pessoa de Jesus. Depois temos o livro histórico de Atos dos Apóstolos, as cartas de Paulo e de outros apóstolos e por fim o livro da revelação, o Apocalipse, que se inicia com as cartas ás 7 igrejas da Ásia. Somando todos temos o cânon da Bíblia, a gloriosa Palavra de Deus. É interessante como os livros da Bíblia se completam, mesmo tendo assuntos diferentes. Por serem livros inspirados pelo Espírito Santo é possível essa união e complementação entre eles. As cores, embora sejam diferentes se completam e formam um lindo arco-íris que nos remete á Bíblia, à destruição narrada em Gênesis. Porém com o arco-íris veio a promessa de Deus de nunca mais destruir o mundo com água. A Bíblia é um livro que contém 39 livros, portanto é uma biblioteca.

Sem dúvida, a Bíblia é o livro mais importantes que existe, pois além de ser histórico ainda é sagrado. Quando eu era adolescente um dos meus maiores desafios era ler a Bíblia toda. Eu li toda a Bíblia por 4 vezes. A primeira vez eu levei quase um ano para ler, mas as outras vezes foi em torno de 2 a 3 meses cada vez. Todo cristão deveria ler a Bíblia toda, pois só assim conheceremos a totalidade do seu conteúdo e a harmonia que há entre os seus livros, pois a Bíblia é lida e estudada por assuntos, um assunto se conecta ao outro. A Bíblia é uma biblioteca, a melhor e a mais perfeita biblioteca porque foi escrita sob a supervisão e a inspiração divina, cada livro é uma sequência do anterior, mesmo que os assuntos sejam diferentes. Essa união, essa contextualização é obra do Espírito Santo que guiou e inspirou os seus escritores. Portanto, a Bíblia não é um simples livro, como alguns ousam afirmar. A Bíblia é a palavra de Deus. A Bíblia sempre chamou a minha atenção. Eu sempre lia tudo que via desde os tempos do primário. Não podia ver algumas letras que eu queria saber que palavras elas formavam. Eu era obcecado pela leitura. Só podia acabar sendo um leitor assíduo e um escritor que a cada dia aprende mais e procura descobrir os segredos das palavras.

Posso dizer, sem dúvida e sem medo de errar, que a Bíblia foi o meu primeiro livro, o primeiro que li. Na verdade, eu tinha um Novo Testamento, depois ganhei uma Bíblia aos 9 anos a qual ainda tenho. Agradeço a Deus por esse grande privilégio que foi conhecer a Sua santa palavra. A Bíblia diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velha, não se desviará dele." (Provérbios 22:6).

Vale a pena conhecer e prosseguir conhecendo a doce e maravilhosa Palavra de Deus.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.