Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Onde estiver seu tesouro...

... Estará sua visão do mundo

Em 28 de junho de 2009, em Honduras, um pequeno país da América Central, aconteceu um retrocesso histórico, a volta ao regime de exceção proporcionado por um golpe de Estado, fato típico no contexto da Guerra Fria dos anos 60 até aos anos 80, na América Latina.

O povo, os movimentos sociais, os sindicatos, e muitas igrejas contrárias ao golpe de Estado dizem que "em uma democracia Golpes de Estado não são ferramenta para a resolução de conflitos, e que a violência contra o povo atesta o caráter ilegítimo do novo governo imposto". Agora tenta-se realizar eleições, estas organizadas pelos golpistas, com a resistência de grande parte da população. Após tantas atrocidades como enfrentar o fuzil em dia de eleição?

Ee se fosse no Brasil? Como nossa "comunidade de fé" reagiria, onde estariam nossas igrejas, pastores, profetas, Bispos?

Repetiríamos nossa quase abstenção ocorrida em 1964, quando recebemos o mesmo tipo de Golpe? Será que seria como o que acontece em Honduras? Com irmãos a favor, outros contra, estes dizendo que aqueles são golpistas e aqueles dizendo que estes usurparam o poder. Com os da "prosperidade neoqualquer coisa" conquistando posição, os do "espírito" espiritualizando, os "históricos" se "equilibrando"?

Honduras possui 8 milhões de habitantes, dentre estes, 5 milhões estão abaixo da linha da pobreza. Segundo o PNUD – Programa das nações unidas para o desenvolvimento, 70% das pessoas neste país são pobres, em 2003, a renda média dos hondurenhos 10% mais ricos era 50 vezes mais elevada que a renda média dos 10% mais pobres. A diferença também se reflete na educação.

Já em nosso país Brasil, fora as questões históricas da má distribuição de renda, um em cada 500 adolescentes será morto antes dos 19 anos revela estudo feito pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A estimativa é de que o número de jovens mortos chegará a 33.504 entre 2006 e 2012.

Quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, sabe que um golpe de Estado já aconteceu e continua acontecendo há muito tempo em todo nosso continente Latino Americano; tomaram o poder, roubaram, mataram e destruíram. Pautaram atrocidades em leis erigidas para defender o direito de alguns frente a miséria social e o desrespeito à vida de muitos. Muitas vezes como um “espírito de Luz”, a aura de democracia foi mantida, mas democracia não é apertar botões em dia de eleição.

Uma das piores situações em nosso continente é a omissão pecaminosa e pornográfica em relação às misérias sociais que roubam, matam e destroem gerações na América Latina. Dos que confundem defesa de status quo com democracia representativa, e que consideram subversivas quaisquer possibilidades de democracia participativa.

Onde está Deus na Parábola do Rico e Lázaro? Quem falava por intermédio do Batista, este vestido de peles e se alimentando de gafanhotos? Pasur ou Jeremias representava o desejo do coração do Senhor?

Precisamos sair às ruas em nome do Senhor a favor do Reino de Deus, contra os anti-valores do golpe de Estado das trevas, pelos miseráveis de Honduras, pela juventude assassinada no Brasil, pela democracia participativa em todo nosso continente.

Precisamos orar para ver as coisas do mesmo ângulo que Jesus via, não do alto do Pináculo do Templo, mas de baixo, aonde o pó e povo estavam, para assim como acontece ao bom Samaritano, possamos nos compadecer, e em compadecendo agir, mas ao agir perguntar como Jesus perguntou ao cego: o que queres que eu te faça?

Precisamos ter o mesmo Espírito que mantinha Luther King de pé quando “pessoas de fé” chamavam-no de Martim “Lúcifer” King, na dignidade de Mandela ao enfrentar durante 20 anos de dentro da prisão o Aparthaid na África do Sul, o mesmo Espírito que mantém nosso amigo e irmão Bebeto, firme em seus posicionamentos na pequena cidade de Itaperuçú, região metropolitana de Curitiba, enquanto os “coronéis” da região fazem ameaças de morte na tentativa de manter o controle espiritual-sóciopolítico do Vale da Ribeira, mais uma região rica de povo povo pobre de tantas outras da América Latina.

O mesmo Espírito de Isis Murillo, jovem cristão evangélico morto por forças de repressão em Honduras, por sair as ruas em nome do Senhor a favor do Reino de Deus, por orar e ver as coisas de onde o Senhor via, junto ao pó e ao povo, por se compadecer como o Bom Samaritano, por procurar saber quais as necessidades de seu povo, por ter a mesma força de fé e vida que manteve tantos outros heróis da fé firmes até a morte.

Por que onde estiver o seu tesouro lá estará o seu coração... e sua visão da vida e do mundo.

Aqui carta em reúdio ao golpe de estado em Honduras www.petition online.com/ fale/petition.html

Que nosso Deus nos ajude a ouvir, ver, nos compadecer e perguntar para a América Latina "O que queres que eu te faça"?
Curitiba - PR
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.