Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O reino de Mamom e o Reino de Deus

Poucas coisas mexem comigo ao ponto de me desestabilizarem, sacudir minhas entranhas, me deixar inquieto, angustiado, como a questão econômica. Olhar as notícias e o descaso, a negligência do alto escalão me fere a alma.

Não é sobre o dinheiro que me falta. Ter as contas em dias. Ter grana rendendo. Emprego estabilizado. A casa em ordem. Finanças pessoais organizadas. Têm a ver com a omissão e vista grossa para a realidade dos mais necessitados. Não diz respeito a uma realidade individual, mas a um cenário coletivo.

É sobre a instrumentalização da economia neoliberal como promotora de pobreza crônica que condena milhões. Falta de pão na mesa do pobre custa vidas. A fome mata. A desigualdade mata. Aumento do PIB de uma nação é uma ilusão de crescimento. Há quem celebre. Porque ninguém fala que a renda média do brasileiro está abaixo de 1 mil reais pela primeira vez em 10 anos?

A agenda neoliberal é uma ofensa à dignidade humana porque não é possível construir uma nação egoisticamente onde para cada bilionário, milhões são relegados à sarjeta, empregos com condições precárias, sem contar o alto índice de desemprego que nos assolam. Tem gente acumulando enquanto na mesa de alguns tem faltando.

É interessante a comunhão dos primeiros cristãos, porque sendo cheia do Espírito Santo, o autor Lucas diz assim da comunidade: Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados. (Atos 2:44‭-‬45)

Ora, a evidência da comunidade cheia do Espírito adentra profundamente a área econômica ao ponto de tudo estar disponível a todos suprindo a eventual falta que alguém tivesse. A prosperidade econômica era não ter ninguém em falta e não alguns acumulando.

Não à toa a bíblia tem mais versículos sobre dinheiro do que salvação. Porque não têm potência maior a idolatria do que o dinheiro, o capital. "me diga com quem andas que te direi quem és" diz o ditado popular. Parafraseando: me diga como você organiza suas finanças que direi quem você adora."

"Mamom é dinheiro elevado à categoria de Deus. (Jung Mo Sung). E, não há um adorador de Mamom que deixa de fazer sua prece em seu coração: "Então direi a mim mesmo: Amigo, você guardou o suficiente para muitos anos. Agora descanse! Coma, beba e alegre-se!’. (Lucas 12:19)

A quem Deus insistentemente não cansa de questionar: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho?’. (Lucas 12:20)

A partilha, a generosidade e o compromisso com a realidade dos mais vulneráveis é um imperativo no Reino de Deus, pois, como disse Moltmann:

Quem começa a amar a vida, a vida em comunhão, certamente, resistirá ao assassinato de seres humanos e a exploração da Terra, pondo-se em luta por um futuro comum. Ele orará de olhos abertos e ouvirá os gemidos das criaturas oprimidas.
São José Dos Campos - SP
Textos publicados: 18 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.