Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O que é ser evangélico?

Ser evangélico, crente ou simplesmente protestante, como se dizia antigamente, hoje é mais do que ser uma pessoa diferente. Ser evangélico é ter uma marca, uma mancha, ser bem visto por muitos e, principalmente, ser mal visto em muitos lugares, ocasiões e em muitas repartições.

Já escrevi sobre este tema, mas o mesmo continua palpitante e intrigante e, portanto, merece ser revisitado periodicamente. Há uma necessidade, e até uma urgência em escrever sobre este tema que continua intrigando e até instigando muita gente. O mundo precisa saber realmente o que é ser evangélico.

Paradoxalmente, o evangélico muitas vezes tem procurado não se comportar como tal até para evitar constrangimentos e causar algum problema aonde vai ou aonde chega. Mas, em geral, quando ele chega, mesmo sem se identificar acaba sendo reconhecido, às vezes por um gesto ou por alguma palavra que deixa escapar. E então acontece aquela inevitável pergunta: "você é crente?".

O crente então, mesmo querendo, não tem mais como se esconder - a menos que negue a sua condição -, mas mesmo assim ele já foi descoberto, reconhecido e agora tem que enfrentar os seus algozes. Nas minhas muitas viagens já passei várias vezes por situações semelhantes. E muitas vezes já fui tentado a negar a minha fé, mas Deus sempre me deu forças para assumir a minha condição de filho e servo dele, mesmo em meio a tentações e retaliações.

Hoje, ao contrário do que muita gente pode afirmar, ser crente ou ser evangélico, em muitos casos, é uma tortura diante das muitas perseguições e ameaças contra as pessoas que discordam do modelo aceito e propagado por este mundo em estado avançado de depravação moral. Hoje, discordar de alguns comportamentos dentro dos segmentos sociais é correr o risco de ser processado, perseguido e marcado, principalmente se for uma pessoa conhecida ou com alguma influência na mídia.

Diante de tantas exigências e ameaças, muitas vezes o crente tenta se esconder ou se disfarçar para assim proteger-se e proteger a sua família, pelo fato de pensar e de crer de forma diferente embasado na Bíblia. E também por ainda acreditar na família e nos valores bíblicos relacionados a ela. Mas muitos, infelizmente, tem sucumbido diante das ameaças, e qual Pedro têm negado a Jesus, e muitos até o têm traído e o vendido a exemplo de Judas, o Iscariotes.

Hoje, é necessário ter uma definição, e está cada vez mais difícil assumir uma posição e enfrentar as trevas propagando a mensagem de Jesus que certa afirmou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8. 12). Ser evangélico hoje é correr sérios riscos podendo até mesmo perder a vida para, em troca, salvar a sua alma. Este é o momento de conhecer quem realmente serve a Deus e está disposto a pagar o preço por amor a Ele.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.