Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O quarto homem da fornalha

"De repente, porém, o rei Nabucodonosor se levantou espantado e disse a seus conselheiros: "Não foram três os homens que amarramos e lançamos na fornalha?". "Sim, ó rei", eles responderam.

"Olhem!", disse Nabucodonosor. "Vejo quatro homens desamarrados andando no meio do fogo sem se queimar! E o quarto homem se parece com um filho de deuses!" (Daniel 3:24,25)

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são uma prova viva, que podemos viver para a gloria de Deus neste mundo. O livro de Daniel destaca o Deus que é soberano sobre tudo e sobre todos, essa experiência da fornalha ardente e extraordinária. Como estamos carentes de crentes como Daniel e seus amigos. Eles passaram pelo vale da sombra da morte, passaram pela fama, sem perder a fé.

Ser fiel a Deus não livrou aqueles jovens da fúria do rei nem de serem lançados na fornalha de fogo ardente. A fornalha estava tão quente, que só as chamas foram suficientes para matar os homens responsáveis por leva-los. Nabucodonosor ficou irado, mandou aquecer a fornalha sete vezes mais. Imagino a mente de Nabucodonosor, colocando toda sua confiança na força daquele fogo.

Mesmo aquecendo a fornalha, eles não sofreram nenhum dano. O fogo não tinha poder algum sobre aqueles homens. O que parecia ser uma tragédia transformou-se em um grande testemunho. Se Deus quiser, ele pode nos colocar no fogo, pra testar nossa fé ou para que o nome dele seja glorificado, só temos que entender que ele e soberano.
Deus permitiu a fabricação da estátua, permitiu que o rei acendesse o fogo, mas não permitiu que aquelas chamas atingisse os jovens, ele os livrou dentro da fornalha. Não havia nenhum sinal de queimado nos cabelos, nas roupas ou no corpo, nem cheiro de fogo ou fumaça tinha passado sobre eles.

O escritor de Hebreus, quando ele cita os heróis da fé, aquela galeria de grandes testemunhos, ele diz: "apagaram a força do fogo" (Hebreus 11.34) pode ser uma referência especial a Sadraque, Mesaque e Abede-nego, os três amigos de Daniel, eles foram parar na galeria dos heróis da fé.

O rei havia lançado três homens amarrados dentro do fogo, mas agora ele estava vendo quatro homens soltos, passeando, sem lesão alguma, e o quarto, na narrativa de Daniel, era "semelhante ao filho dos deuses." Alguns teólogos interpretam que era um anjo, mas eu concordo com aqueles que acreditam que aqui, o próprio Filho de Deus se manifestou para trazer conforto, consolo e salvação para os seus servos fiéis.
Quando não temos mais recursos, encontramos a salvação no quarto homem. Pode ser antes ou até dentro da fornalha. Diante das maiores aflições Deus está conosco. Quando estiver diante de provas, vales, dor, solidão, doença, luto, qualquer situação, não se esqueça do quarto homem.

Alguém disse que é melhor dentro da fornalha ao lado do quarto homem, do que fora dela ao lado do rei Nabucodonosor.

Depois dessa, o rei Nabucodonosor reconheceu que Sadraque, Mesaque e Abede-nego eram servos do Deus Altíssimo. Ele testemunhou publicamente acerca do livramento e da confiança que eles tinham em Deus (Daniel 3.28). O Rei também fez um decreto penalizando quem dissesse alguma palavra contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Além disso, os promoveu a cargos maiores na província da Babilônia. (Daniel 3.29-30)

Através da fé desses três jovens, Deus foi honrado e louvado em um reino totalmente pagão.

O quarto homem nos enche de esperança e segurança em meio as fornalhas desse mundo. Tantos servos de Deus, que já experimentaram a presença consoladora e libertadora do quarto homem da fornalha.

A inveja dos acusadores, a ira do rei, as chamas do fogo. Tudo estava sob o controle do Deus soberano.
Mineiros - GO
Textos publicados: 7 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.