Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O ouvir em três tempos!

Doze anos se foram, 620 artigos semanais buscando levar a Palavra de Deus a todos os que, por isso, se interessam; este "isso" não é algo banal, sem importância, é a obediência ao Senhor Jesus ao procurar levar os seus ensinamentos a toda criatura, até aos confins da terra; é o que de mais importante há.

Assim, inicio, hoje, quiçá mais doze anos de inspirações semanais para compartilhar, com muitos, a Palavra salvadora do nosso Senhor, Mestre e Salvador, único e suficiente, o Justo Jesus Cristo.

Não sei se chegarei lá, aos 91 anos de idade, ou se ficarei no meio do caminho; fé e vontade não faltam; o demais pertence a Deus, exclusivamente a Ele.

Por falar em fé, certa feita, me perguntaram "o que é fé?" e "como obtê-la, dom de Deus que é?", "nascemos com ela ou adquirimos em nossa jornada terrestre?" "como?"

A Palavra de Deus responde a isto não com poucas frases [versículos], mas a meu ver satisfatoriamente:

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hebreus 11.1-3); é um capítulo rico em mostrar como a fé operou no passado [antigo testamento] e que afirma que "sem fé é impossível agradar a Deus" (v. 6).

Sim, a fé é um dom de Deus, mas como a adquirimos? Ousou a pergunta! Também a Palavra de Deus é clara em relação a essa dúvida!

"Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10.11-13).

A Palavra de Deus deixa claro que a promessa de salvação é para todos, quer judeus, quer gregos [quer brasileiros]; basta crer no Senhor Jesus, invocar o seu nome.

Pedro, o apóstolo, esclarece: "Não retarda o Senhor a sua promessa [a segunda vinda do Senhor Jesus], como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3.9).

O Senhor Jesus, respondendo questionamento dos seus discípulos, diz que "Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim" (Mateus 24.14).

A coerência da Palavra, o seu contexto é um só: Deus não faz acepção de pessoas, Deus quer que todos tomem conhecimento do evangelho, quer que todos tenham a oportunidade de se arrepender e crer no Senhor Jesus; aqueles que recebem o Senhor Jesus, como seu único e suficiente Senhor e Salvador, adquirem o poder de "serem chamados filhos de Deus" (Joao 1.12).

Mas como serão alcançados para arrependimento se não há quem pregue? Voltemos, então, ao texto da carta aos Romanos, já transcrito em parte:

"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10.14-15).

Mas, afinal, há uma pergunta que não quer calar: "como adquirir a fé?" e o texto segue esclarecendo: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (v. 17); ou seja, a fé vem pelo "ouvir" a pregação do Senhor Jesus.

Tradução NVI: "Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo." Temos, então, três tempos, três fases no "ouvir":

- primeiro o sentido da audição capta o som, a mensagem;

- em segundo momento, o intelecto, o cérebro entende, assimila o recado;

- e, finalmente, o coração obedece, aceita a Palavra de Deus; não basta pois ouvir e entender somente, é preciso obedecer, seguir o Senhor Jesus, agora com fé!

Sim, pois "o Senhor Jesus tornou-se o Autor da Salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5.9).

Isso me anima para mais doze anos! - isso o quê? – "ter os pés formosos", levar a Palavra de Deus a todos, obedecer à "grande comissão" que o Senhor Jesus nos incumbiu de realizar:

"Fazer discípulos ensinar" (Mateus 28. 19); "Pregar o evangelho a toda criatura" (Marcos 16. 15); "testemunhar até aos confins do mundo" (Atos 1. 8).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.