Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Medo da Luz

"Porque seus olhos (de Deus) estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos seus passos. Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniquidade." Jó 34;21 e 22

Os saberes do entendimento, nem sempre ecoam na vontade. Ou, não necessariamente a luz basta para pautar nosso agir. Podemos conhecer bastante sobre determinado assunto e ainda assim, atuar nas trevas. Cantar loas à Onisciência Divina e ao mesmo tempo, agir como se pudéssemos ocultar algo do Santo.

O Salvador denunciou a atuação nas trevas como uma opção por falta de vontade, de amor pela Luz. "... a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz; não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas, quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." Jo 3;19 a 21

O salmista foi cabal: "Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se, subir ao céu, lá Tu estás; se, fizer no inferno minha cama, eis que tu ali estás também. Se, tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali Tua mão me guiará e Tua destra me susterá. Se, disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas, a noite resplandece como o dia; trevas e luz são para ti, a mesma coisa;" Sal 139;7 a 12

Não que O Altíssimo esteja necessariamente nesses lugares todos; mas, estando no espírito do homem, onde esse for Ele também irá, pois, "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo interior até o mais íntimo do ventre." Prov 20;27

O resumo da ópera é que: "... a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que espada alguma de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do espírito, juntas e medulas; é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." Heb 4;12 e 13

Até o mais obstinado pecador tem lampejos de Luz Divina na consciência que o incomodam durante seus maus atos; de tanto abafar essa voz, por fim, cauteriza. Denunciando à apostasia, então, por vir, Paulo disse a Timóteo que a mesma viria "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada sua própria consciência;" I Tim 4;2 A consciência cauterizada não é "privilégio" de quem descrê; ministros do engano padecem disso também, malgrado, digam crer.

A Palavra denuncia, "... o deus deste século cegou entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." II Cor 4;4 Essa cegueira tem a cumplicidade humana. A resiliência duma vontade rebelde que, por comodismo, prazeres, orgulho, ou tudo isso no pacote, prefere fingir não ver o que está patente, cegado pela própria hipocrisia.

O Salvador chamou aos Seus de Luz do Mundo; ser luz nos domínios espirituais não é um dom ministerial, antes, necessidade funcional; para a purificação carecemos andar segundo vemos, em Cristo; "Se, andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." I Jo 1;7

O efeito colateral disso testemunha aos que nos observam; "Não se acende a candeia e coloca debaixo do alqueire, mas no velador; dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus." Mat 5;15 e 16

Embora, salvação derive da fé, não, das obras, a fé saudável necessariamente nos instigará a agirmos conforme cremos; "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais, Deus preparou para que andássemos nelas." Ef 2;10

Fé e obras são duas testemunhas necessárias para que seja firme nossa conversão; inúteis, tanto o "ateu que faz o bem" quanto, o "crente" omisso, egoísta que ignora as carências alheias. Ouçamos o rabino Israel de Salant, "As necessidades materiais do teu próximo são tuas necessidades espirituais."

Em suma, os que dizem que a fé é cega apenas furam os próprios olhos pelo medo do que veem. "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam; a prova das coisas que se não veem." Heb 11;1
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.