Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O livro dos Salmos

Os Salmos são poemas de temas diversos, escritos por autores diversos e eram cantados nas sinagogas em reuniões normais. Davi foi quem mais escreveu salmos, pois ele era músico e poeta e foi pastor de ovelhas na sua juventude. Vários outros escritores também escreveram salmos, que era o livro de cânticos dos judeus. Os salmos discorriam, demonstravam e falavam dos grandes feitos de Deus a favor do seu povo. São 150 Salmos, alguns são muito conhecidos de todos os cristãos e alguns desses salmos já foram musicados e são cantados até hoje nas igrejas. O Hinário "Salmos e Hinos" é o mais antigo que eu conheci.

Quando o meu pai faleceu em 2007 eu herdei esse hinário que ele sempre amou e fez questão de usar e guardar com carinho. Infelizmente, esse hinário não existe mais na sua igreja de origem, mas o que eu herdei de meu pai é original e está guardado com muito carinho, pois foi herança do meu querido pai. São lembranças que ficam e estão sempre na mente e no coração de quem valoriza essas joias que hoje não existem mais devido as mudanças ocorridas nas igrejas. O Salmo de número 150 começa com a palavra Aleluia e nos manda louvar ao Senhor no seu templo. "Louvem ao Senhor no seu templo! Louvem o Senhor dos céus que ele criou com o seu poder. Louvem o Senhor pelos seus feitos poderosos; louvem o Senhor pela sua imensa grandeza! Louvem o Senhor ao som de trombetas; louvem o Senhor com harpas e liras! Louvem o Senhor com tamborins e danças; louvem o Senhor com instrumentos de corda e com flautas! Louvem o Senhor com címbalos sonoros; louvem o Senhor com címbalos ressonantes! Todos os seres vivos louvem o Senhor! Aleluia! Os Salmos são um livro de poesia, de cânticos de louvor, de adoração, de clamor, de gratidão, de oração, de contrição e de arrependimento. Muitos salmos são conhecidos e até decorados. Um dos mais conhecidos é o Salmo 23, mas também tem outros conhecidos como o 1º, o 34, o 46, o 91, o 100, o 133 e outros O maior Salmo da Bíblia é o 119 com 176 versículos. Geralmente este é o livro da Bíblia que toda pessoa gosta de ler, especialmente porque ele foi escrito em versos e isto facilita a leitura. Um certo pastor disse que os Salmos são o hinário dos judeus, mas, na verdade, todo cristão ama esse livro. Poderia escrever muito sobre os Salmos, porém basta dizer que este é o livro mais conhecido e mais lido da Bíblia e não é por acaso que ele fica bem no centro do Livro Santo, a Palavra de Deus. Acredito que todo cristão tem alguma lembrança especial, algum fato ocorrido referente a este livro. Nos salmos também existem profecias, falam do nascimento do Messias, de sua vida, seu ministério, morte e ressurreição ao terceiro dia. Os salmos são um compêndio da Bíblia onde se encontram tesouros mui preciosos. Existe uma curiosidade: sempre quando alguém está meio sem saber o que ler, ou meditar essa pessoa lê um Salmo, ou vários salmos, pois os salmos não precisam ser explicados ou discutido: eles falam por si só e facilitam a compreensão de todos. Em outras palavras, eles servem para todas as ocasiões, são muito digeríveis. Muita gente faz isto e sempre funciona em qualquer ocasião. O Salmo 23, por exemplo, quase todos sabem de cor. Enfim, os Salmos são maravilhosos, além de facilitar a vida de muita gente que tem dificuldade em ler e entender a Bíblia. O cristão deve ler e estudar toda a Bíblia, mas, por outro lado, tem pessoas com mais dificuldade de ler e, principalmente de entender a Palavra. Deus, na sua infinita bondade e misericórdia deixou-nos 66 livros para podermos ler, meditar, orar e sentir a sua maravilhosa presença. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti". (Salmos 119.11)
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.