Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O justo e o perverso

O justo se importa até com o bem estar de seus rebanhos, mas no coração do perverso só há lugar para a maldade. (Provérbios 12.10)

O justo e o perverso, ou o ímpio e o pecador, sempre são citados na Bíblia em oposição um ao outro. No Salmo 1º vemos isto nitidamente e por toda a Bíblia vemos citações e comparações entre essas classes de pessoas, ou de comportamentos. Sempre percebi e destaquei isto dentro da Bíblia. Quando criança, e depois adolescente, eu ficava pensando por que essa diferença, mas depois descobri que essa é uma diferença de atitude, de comportamento, de ação entre seres humanos. Depois fui observando e notei que, realmente, isto existe. Nos dias de hoje isto fica ainda mais claro, até quando analisamos os quadros políticos e as diferenças que existem. Enquanto uns defendem o aborto, as drogas, o desarmamento, os bandidos soltos (o chamado desencarceramento) o outro é contra tudo isto e muito mais, e é favorável ao cumprimento das leis, ao amor à Pátria, à família como a base de tudo, obediência a Deus e ter um comportamento dentro da honestidade com respeito aos direitos individuais e coletivos como está na nossa Constituição.

O justo e o perverso são faces da mesma moeda que é o ser humano. Ambos vivem, se alimentam e convivem nesta terra juntos, embora sejam tão diferentes. Eles comem na mesma mesa, trabalham juntos, às vezes até vivem juntos, frequentam os mesmos lugares, até as mesmas igrejas, mas são muito diferentes. De acordo com a Bíblia, a diferença entre eles é muito grande. É como se um fosse ladrão e o outro não. No tocante ao comportamento a diferença é enorme. O perverso é mais desleixado, largado, não se importa muito com o seu semelhante, não respeita a justiça, às vezes compra e não paga, não se preocupa com a sua vida espiritual, é dado aos vícios, crê na Bília, mas não pratica os seus ensinos, trapaceia, não gosta de trabalhar, não gosta de pagar as suas contas, trapaceia, não é confiável, enfim é um perverso, um ímpio e um pecador que vive na prática do pecado. O justo não é assim: é exatamente o contrário do perverso, o justo ama e pratica a justiça, o perverso ama e pratica a perversidade.

A Bíblia assim diz no Salmo 1º: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." Os justos, os perversos, impios ou simplesmente pecadores formam as diferentes correntes entre pessoas humanas. De acordo com a Bíblia, cada um terá um destino diferente. "Os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos, ao passo que ao justo acontecerá tudo de forma diferente. Cabe ao ser humano se analisar diante do espelho que é a Bíblia e ver em qual classe ele se situa. A Bíblia diz que o perverso é tão mal que ele maltrata até o seu animal: "O justo se importa até com o bem estar de seus rebanhos, mas no coração do perverso só há lugar para a maldade. (Provérbios 12.10). Ou seja, a pessoa não tem cuidado nem de seus animais, pois não se importa com o bem estar deles, pois no seu coração só há lugar para a maldade. Mas o justo se importa com o bem estar de seus rebanhos. Jesus disse: Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. (João 10. 11). É o momento de todos se perguntarem: "Estou entre os justos ou entre os perversos?". Essa resposta é pessoal, portanto ela cabe a cada um.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.