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Palavra do leitor

O humor na palavra - Parte 02

"Alegria é negócio sério no céu" (C. S. Lewis)

Igor Miguel, teólogo, pedagogo e mestre em letras, afirma:

"Dizem que G.K. Chesterton começou a considerar seriamente a existência de Deus quando se viu diante de coisas que recebia como que por generosidade e não tinha a quem agradecer. De fato, há coisas que são quase como epifanias, simplesmente nos são dadas, surgem assim diante de nós. Como não considerar a gratuidade de algumas extravagâncias "naturais" como verdadeiros eventos milagrosos: um belo dia, um pássaro cantando, o sorriso ingênuo de uma criança, o encontro entre amantes, a generosidade humana e a criatividade. Como não se maravilhar com a luz do sol refratando em gotículas de orvalho? A gratidão é erguer-se em busca de reconhecimento daquele que é generoso. Aquele que é surpreendido pela graça é como alguém que recebe de um amante secreto flores, e assim, devora-se de expectativas e curiosidade, e pergunta-se "-- Será que é ele?" Pessoas honestas com a beleza buscam um objeto de adoração e reconhecimento. Por outro lado, a ingratidão teria efeitos autodestruidores, pois implicaria na negação não só da graça, mas do agraciador. O ingrato é obtuso, sombrio, cínico e apático. Não consegue discernir danças, cheiros, cores e gestos. Não consegue ver tridimensionalidade no mundo, tudo não passa de formas geométricas planas, previsíveis, explicáveis demais. Por outro lado, aquele que descobre a arte da gratidão, aprende o contentamento e a frugalidade. Consegue dizer graças ou obrigado por cada ato de generosidade, e descobre enfim, que tudo é pura exibição de amor. Afinal, "Deus amou o mundo de tal
maneira que DEU..." (Jo.3:16)."4

A certeza de cada indivíduo participante do povo eleito de Deus é que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm.8.28). Dessa maneira, sua visão de mundo gira em torno da bondade daquele que sendo Deus se fez homem, e assim esse indivíduo, reconhecendo sua posição de escravo, outrora do pecado, agora escravo de Cristo, ainda sem compreender, vê a exibição do amor e a demonstração da graça daquele que na linguagem trinitária de Agostinho5 é o Amante, o Amado e o Amor, em todos os instantes da vida, no abraço que desfaz a saudade da amada que não se via, ou no momento em que o medo está diante de seus olhos.

A verdadeira alegria cristã e os prazeres

Conforme se tem percebido, a alegria é algo de grande preciosidade na vida cristã, e pode se dizer que se encontra no cerne de toda piedade prática. Filósofos cristãos, como Blaise Pascal, tendo em vista o crescimento acelerado da cultura do entretenimento e da procura desenfreada do prazer, condena a busca idólatra e o exagero do divertimento, quando esse leva o homem a negar o fato de sua miséria e brevidade, em sua condição pecaminosa.

Acertadamente, Pascal coloca:

“Todas as pessoas buscam a felicidade. Não há exceção para isso. Sejam quais forem os meios diferentes que empreguem, todos objetivam esse alvo. A razão de algumas irem à guerra, e de outros a evitarem, é o mesmo desejo em ambos, visto de perspectivas diferentes. A vontade nunca dará o último passo em outra direção. Esse é o motivo de cada ação de todo ser humano, mesmo dos que se enforcam”6

[Continua...]

_______________________

Referencias: 4 - Igor Miguel, “Amante Secreto”. Disponível no Link:
http://pensarigor.blogspot.com.br/2013/07/amante- secreto.html
5 - Uma clara explicação da visão de Agostinho referente à Trindade pode ser vista no Texto “O Amante, o Amado e o Amor: Deus, segundo o Cristianismo”, escrito pelo pastor Guilherme de Carvalho. http://www.igrejaesperanca.org.br/component/content/article/3-estudos/78-o-amante-o-amado-e-o-amor-deus- segundo-o-cristianismo
6 - Blaise Pascal, em "Pensamentos"
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 2 [ver]

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