Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Evangelho do Reino e a Missão Integral

Através de uma leitura atenta dos episódios da vida de Jesus conforme descritos nos Evangelhos, podemos observar que a Sua obra abrangia todos os aspectos da vida humana, ou seja, era integral. Jesus anunciava o Reino de Deus não somente com palavras e ensinamentos, mas também e principalmente, com compaixão e solidariedade. Para Jesus, não bastava curar um leproso com uma palavra, era preciso toca-lo em público (cf. Mt 8:3), restaurar seu respeito, sua dignidade, o mesmo Ele fazia com os pecadores e os considerados impuros de sua época ao sentar-se com eles à mesa (cf. Mt 9,10-11), colocando-os assim em posição de honra em oposição ao tratamento que a sociedade conferia a estes.

Com o seu exemplo, Jesus deixou claro que chegada do Reino de Deus trás implicações a todos os aspectos da vida humana, o que inclui desde uma nova ordem de valores, aonde as prostitutas podem preceder os religiosos (Mt 21,28-32) e o maior é o que serve a todos (cf. Mt 20:26-28), até a libertação do sofrimento físico da enfermidade e da fome (cf Mt 14:13-21 dentre outros). Jesus não pregava apenas para salvar a “alma” sem se preocupar com o corpo, mas se compadecia de ambos, enxergando a totalidade da experiência humana.

Paulo também compreendeu bem esta implicação integral da chegada do Reino, e em seus escritos demonstrou estar ciente de que o mistério escatológico da convergência de todas as coisas à Cristo (cf. Ef 1,9-10 e I Co 15,20-28) nos foi revelado para que aqui e agora já vivêssemos reconciliados com Deus, como nova humanidade, sinalizando o reinado de Deus através do amor e do serviço ao próximo, sendo portadores da palavra da reconciliação do ser humano e de todo o universo (cf. II Co 5,19).

Infelizmente, no decorrer da história a dimensão 'aqui e agora' do reinado de Deus e sua justiça foi aos poucos sendo sufocada pela busca de uma ortodoxia baseada em doutrinas humanas e por uma religiosidade cada vez mais centrada apenas na dimensão escatológica do Reino. O que hoje chamamos de Missão Integral é o resgate da obra e da mensagem de Jesus tal qual por Ele ensinada e entendida por seus primeiros seguidores ao serem revestidos pelo Espírito Santo, é o anuncio do Evangelho todo (o que significa o senhorio de Cristo sobre tudo que o homem afeta e sobre tudo que afeta o homem), para todos os homens, com compaixão e solidariedade, segundo o exemplo de Jesus, que sendo Deus se fez servo e sendo o maior se fez o menor.

Em suma, a meu ver, podemos caracterizar a Missão Integral como um modo de entendermos e aceitarmos a comissão de Jesus, que nos enviou ao mundo assim como o Pai também o enviou (cf. Jo 20:21), ou seja, para servir a Deus e aos homens, negando a si mesmo (Lc 9:23) e buscando a justiça do Reino (Mt 6:33), e é somente com esta visão que poderemos de fato fazer missão de maneira relevante para nossa geração, não nos moldes europeus ou norte-americanos de plantação de igrejas institucionalizadas, mas nos moldes da igreja primitiva, testemunhando a ressurreição de Cristo com atitudes e palavras e vendo o Espírito Santo acrescentar dia a dia os que haverão de ser salvos (cf. At 2:47).
Sao Caetano Do Sul - SP
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.