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Palavra do leitor

O dízimo e a Bíblia

RESUMO
O termo dízimo deriva de uma palavra hebraica, predominantemente encontrada no velho testamento.מַעֲשֵׂר (Maaser), que significa literalmente a décima parte, ou seja, 10% de um todo. Muitos teólogos afirmam que o pagamento deste tributo era uma prática comum no mundo antigo, reis recebiam uma décima parte da colheita e coisas desse tipo. Mas o porquê uma décima parte? Muitos afirmam ser do sistema decimal, contando os dez dedos de uma mão, poderia ser facilmente entendido. Em sistemas religiosos também é possível observar esta prática. Já segundo o dicionário ofertar é entregar algo, simples e objetivo assim. Quando falamos de ofertas a Deus, estamos falando de entregar algo a ele. Ainda encontramos os termos Primícia e Generosidade. Primícia é o conjunto dos primeiros produtos da terra ou de um rebanho. Por fim definimos a generosidade que em consulta ao dicionário encontramos: "virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem", podendo ser aplicado a parte financeira sem problemas.

1. EXEMPLOS PRÁTICOS NO VELHO TESTAMENTO
Antes da Lei Mosaica, a saber os Dez Mandamentos, encontramos dois exemplos de dizimar a Deus.
Leiamos Gênesis 14: Quando Abrão volta de uma conquista como os despojos de guerra, entrega uma parte a Melquisedeque, este, o sacerdote da época e também uma pessoa importante no cenário antigo, rei de salém que posteriormente se tornaria Jerusalém. Melquisedeque era um sacerdote do Deus altíssimo, ou seja, ele cumpria funções religiosas.
Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. (Gn 14:18-20)

Em Gênesis 28, vemos o neto de Abraão, Jacó. A promessa é que se Deus o abençoasse ele daria dízimo de tudo que ele ganhasse ao Senhor:
Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta via­gem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o ­Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo". (Gn 28:20-22)

Chegamos então na Lei Mosaica, agora algumas questões caminham para uma direção mais específica; O dízimo agora se torna uma prática normativa para o povo de Deus.
"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. O dono não poderá retirar os bons dentre os ruins nem fazer qualquer troca. Se fizer alguma troca, tanto o animal quanto o subs­tituto se tornarão consagrados e não poderão ser resgatados". São esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, no monte Sinai, para os israelitas. (LEVÍTICO 27: 30-34)

O Dízimo servia para 3 coisas:
Alimentação da Família; Alimentação dos Levitas; Cuidado com os pobres.
Base bíblica para os levitas receberem do dízimo, antes da terra prometida:
Disse ainda o Senhor a Arão: "Você não terá herança na terra deles, nem terá porção entre eles; eu sou a sua porção e a sua herança entre os israelitas. "Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro. (Nm 18:20-21)

2. DINHEIRO NO NOVO TESTAMENTO
No novo testamento há elementos tanto de continuidade como de descontinuidade, mas o fato é: Dízimo igual ao velho testamento está revogado, mas há uma clara indicação de continuidade da generosidade. Vejamos alguns textos. Vejamos 1º Co 16: Paulo está organizando uma coleta para a região da Judeia.
Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar. (1Co 16:1-2)
Coleta dada pela Igreja; Cada um é responsável pela sua oferta; Cada um faz segundo sua renda.
Veja 2º aos Co 8: "Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam e até além do que podiam. Por iniciativa própria, eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. (2Co 8:1-4)

Conclui-se então que a prática de contribuir é realmente bíblica e uma alegria para todo o povo de Deus. Notamos então que a teologia da prosperidade não é base nem para cobrar o dízimo e nem para deixar de contribuir. Contribuir é uma dádiva se feita de coração.
Osasco - SP
Textos publicados: 5 [ver]

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