Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Deus do relacionamento multi dimensional

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;" Mt 6. 12

Eu escolhi começar a escrever aqui com uma palavra que muito me impacta, seu tema é baseado naquilo que fez a mensagem de Jesus tão revolucionária, o relacionamento. Nos tempos de Jesus a religiosidade engessou a mensagem tão profunda da lei, subentendida nos dez mandamentos por exemplo. Tudo envolve relacionamento, seja ele vertical quando falamos de nosso relacionamento com Deus ou seja ele horizontal que é o nosso convívio com nossos semelhantes, com nosso próximo. O chamado Deus da graça também estava no antigo testamento... Está claro quando Cristo falava que não veio ab-rogar a lei mas cumpri-la, pois a lei tinha seu propósito que fora desvirtuado pela religiosidade das lideranças da época que criavam mecanismos de manipulação do povo e colocavam fardos pesados demais para os homens carregarem (Mt. 23. 4)... A mensagem de Jesus portanto era a mesma de seu Pai, porém desprovida de religiosidade e carregada de amor e piedade... A mensagem mais forte desse tema não estaria esgotada no entanto, pois era preciso entender uma lição que iria quebrar com todos os paradigmas estabelecidos até então... Eu poderia ter usado tantos textos como referência ao que desejo me expressar, mas dada a carga piedosa do perdão que nos leva a entender que o amor que o Eterno dispensa a nós deve nos alcançar e transbordar e nos capacitar a atingir com esse mesmo amor o nosso próximo...
A mensagem mais poderosa que já existiu e que permeou toda a lei mosaica e por conseguinte toda os ensinamentos de Cristo é que Deus considera mais importante o relacionamento que construímos entre nós do que o próprio relacionamento que construímos com Ele mesmo. Como cheguei a essa conclusão? Dos dez mandamentos 4 dizem respeito ao relacionamento vertical e 6 com relacionamento horizontal, na lei mosaica o dízimo por exemplo tinha a função primordial de unir o povo visto que era pra 11 tribos sustentarem uma em suas necessidades básicas... No salmo 133 Deus inspira o autor a comparar a unidade do povo à cerimônia de consagração do sumo sacerdote... Isso é muito forte... por fim e para fundamentar de vez meu argumento... deixo-vos a palavra de 1 João 4:20,21 que diz: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." Ou seja, o relacionamento horizontal confirma e torna verdadeiro o vertical... Não existe relacionamento com Deus se não existir relacionamento com o nosso próximo.

Fiquem com Deus

Alisson Lourenco
teólogo, psicanalista clínico e cientista da religião
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 5 [ver]
Site: http://biografiaehistoriadenominacao.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.