Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O componente do suor

A primeira regra biblica contra o furto aparece em genesis 3.19 e declara: "No suor do teu rosto comerás tu pão."

O apóstolo Paulo se expressa assim "Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as proprias maõs o que e bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (efesios 4,28)

Percebeu que esta prescrição biblica sobre o furto tem duas partes? A primeira é a manutenção propria "aquele que furtava..trabalhe, fazendo com as proprias mãos o que é bom". Devemos merecer o que obtemos, adquiri-lo mediante a troca de favor por valor.

A Reforma do seculo 16 foi um poderoso movimento religioso e teológico, mas foi também uma convulsão social que sacudiu a socidade européia em seus fundamentos. As mudanças que a reforma produziu tocaram cada aspecto da vida humana e beneficiaram até as pessoas que se opunham ás ideias religiosas apoiadas por ela.

A Vitrine do pensamento da Reforma, o lugar onde ele foi mais de perto aplicado a vida diaria, foi a cidade de genebra, sob a administração de joão Calvino. Pessoas pobres moravam em genebra. A medida que a reforma avançava e os fogos da inquisição ardiam, genebra chegou a ser inundada por refugiados, e a maioria chegava sem nada. Mas a cidade cuidou deles. Outros individuos eram idosos, enfermos ou solitarios, e genebra tomou providencias em seu favor. Lideres civis dividiram a cidade em seções e diaconos eram responsaveis por tomar conhecimento e cuidar das necessidades dos pobres. Alem do auxilio direto, as pessoas podiam receber emprestimos isentos de juros e educação fundamental gratuita para seus filhos.

A pobreza não era condenada, mas a ociosidade era. Calvino deu ênfase á dignidade do labor, considerando o trabalho árduo uma virtude e a preguiça uma ofensa publica, ele não cria que pessoas indispostas a trabalhar tivessem o direito de aproveitar-se dos esforços dos que trabalhavam. Calvino gostava de citar o Salmo 128.2 "Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem" e Proverbios 10.4 "A mão diligentes vem a enriquecer-se"

Quando o governo sob a liderança de Calvino aplicou estes principios biblicos, os resultados logo mostraram o seu valor. Dentro de poucos anos, Genebra passou a ser a cidade mais próspera da Europa. Era a cidade mais limpa e, provalvemente, a mais saudavel também, proque os regulamentos da comunidade exigiam que os proprietarios de residências e imoveis comerciais conservassem as instalações limpas e varresem e escovassem a rua na frente da sua propriedade. Não é de surpreender que, nesse ambiente pouco se ouvisse acerca de furtos e crimes violentos.

Deus designou que o trabalho fosse uma bênção para aliviar o estresee acrescentar anos a vida, boa saúde ao corpo e paz á mente.
Fortaleza - CE
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.