Palavra do leitor
27 de agosto de 2011- Visualizações: 1678
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O componente do suor
A primeira regra biblica contra o furto aparece em genesis 3.19 e declara: "No suor do teu rosto comerás tu pão."
O apóstolo Paulo se expressa assim "Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as proprias maõs o que e bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (efesios 4,28)
Percebeu que esta prescrição biblica sobre o furto tem duas partes? A primeira é a manutenção propria "aquele que furtava..trabalhe, fazendo com as proprias mãos o que é bom". Devemos merecer o que obtemos, adquiri-lo mediante a troca de favor por valor.
A Reforma do seculo 16 foi um poderoso movimento religioso e teológico, mas foi também uma convulsão social que sacudiu a socidade européia em seus fundamentos. As mudanças que a reforma produziu tocaram cada aspecto da vida humana e beneficiaram até as pessoas que se opunham ás ideias religiosas apoiadas por ela.
A Vitrine do pensamento da Reforma, o lugar onde ele foi mais de perto aplicado a vida diaria, foi a cidade de genebra, sob a administração de joão Calvino. Pessoas pobres moravam em genebra. A medida que a reforma avançava e os fogos da inquisição ardiam, genebra chegou a ser inundada por refugiados, e a maioria chegava sem nada. Mas a cidade cuidou deles. Outros individuos eram idosos, enfermos ou solitarios, e genebra tomou providencias em seu favor. Lideres civis dividiram a cidade em seções e diaconos eram responsaveis por tomar conhecimento e cuidar das necessidades dos pobres. Alem do auxilio direto, as pessoas podiam receber emprestimos isentos de juros e educação fundamental gratuita para seus filhos.
A pobreza não era condenada, mas a ociosidade era. Calvino deu ênfase á dignidade do labor, considerando o trabalho árduo uma virtude e a preguiça uma ofensa publica, ele não cria que pessoas indispostas a trabalhar tivessem o direito de aproveitar-se dos esforços dos que trabalhavam. Calvino gostava de citar o Salmo 128.2 "Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem" e Proverbios 10.4 "A mão diligentes vem a enriquecer-se"
Quando o governo sob a liderança de Calvino aplicou estes principios biblicos, os resultados logo mostraram o seu valor. Dentro de poucos anos, Genebra passou a ser a cidade mais próspera da Europa. Era a cidade mais limpa e, provalvemente, a mais saudavel também, proque os regulamentos da comunidade exigiam que os proprietarios de residências e imoveis comerciais conservassem as instalações limpas e varresem e escovassem a rua na frente da sua propriedade. Não é de surpreender que, nesse ambiente pouco se ouvisse acerca de furtos e crimes violentos.
Deus designou que o trabalho fosse uma bênção para aliviar o estresee acrescentar anos a vida, boa saúde ao corpo e paz á mente.
O apóstolo Paulo se expressa assim "Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as proprias maõs o que e bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (efesios 4,28)
Percebeu que esta prescrição biblica sobre o furto tem duas partes? A primeira é a manutenção propria "aquele que furtava..trabalhe, fazendo com as proprias mãos o que é bom". Devemos merecer o que obtemos, adquiri-lo mediante a troca de favor por valor.
A Reforma do seculo 16 foi um poderoso movimento religioso e teológico, mas foi também uma convulsão social que sacudiu a socidade européia em seus fundamentos. As mudanças que a reforma produziu tocaram cada aspecto da vida humana e beneficiaram até as pessoas que se opunham ás ideias religiosas apoiadas por ela.
A Vitrine do pensamento da Reforma, o lugar onde ele foi mais de perto aplicado a vida diaria, foi a cidade de genebra, sob a administração de joão Calvino. Pessoas pobres moravam em genebra. A medida que a reforma avançava e os fogos da inquisição ardiam, genebra chegou a ser inundada por refugiados, e a maioria chegava sem nada. Mas a cidade cuidou deles. Outros individuos eram idosos, enfermos ou solitarios, e genebra tomou providencias em seu favor. Lideres civis dividiram a cidade em seções e diaconos eram responsaveis por tomar conhecimento e cuidar das necessidades dos pobres. Alem do auxilio direto, as pessoas podiam receber emprestimos isentos de juros e educação fundamental gratuita para seus filhos.
A pobreza não era condenada, mas a ociosidade era. Calvino deu ênfase á dignidade do labor, considerando o trabalho árduo uma virtude e a preguiça uma ofensa publica, ele não cria que pessoas indispostas a trabalhar tivessem o direito de aproveitar-se dos esforços dos que trabalhavam. Calvino gostava de citar o Salmo 128.2 "Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem" e Proverbios 10.4 "A mão diligentes vem a enriquecer-se"
Quando o governo sob a liderança de Calvino aplicou estes principios biblicos, os resultados logo mostraram o seu valor. Dentro de poucos anos, Genebra passou a ser a cidade mais próspera da Europa. Era a cidade mais limpa e, provalvemente, a mais saudavel também, proque os regulamentos da comunidade exigiam que os proprietarios de residências e imoveis comerciais conservassem as instalações limpas e varresem e escovassem a rua na frente da sua propriedade. Não é de surpreender que, nesse ambiente pouco se ouvisse acerca de furtos e crimes violentos.
Deus designou que o trabalho fosse uma bênção para aliviar o estresee acrescentar anos a vida, boa saúde ao corpo e paz á mente.
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