Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nova perspectiva sobre Paulo

Em minhas andanças teológicas li esta semana um livreto de Michael B. Thompson com o título "A Nova perpectiva sobre Paulo." Na verdade essa nova perspectiva não é tão nova assim, já está no cenário evangélico há uns 30 anos, pelo menos nos lados dos EUA.

A Nova Perspectiva sobre Paulo é sustentada por E.P.Sanders, e discutida por J.D.G.Dunn e N.T.Wright que dentro deste escopo diferem em suas posições. Sanders sugere que o nosso entendimento tradicional protestante sobre Paulo, principalmente o relacionamento entre fé e obras na justificação, precisa ser revisado, porque foi influenciado e moldado pela Reforma.

Afirma que Lutero, por causa do abuso e falsas doutrinas dos papistas em relação as obras, indulgências e relíquias, descartou totalmente o papel das obras na justificação e que para entendermos Paulo nesse tema, precisamos deixar as lentes da Reforma de lado e entender o tema dentro do contexto judaico do período do segundo templo, sem mais influências teológicas externas.

Pode ser que tenhamos mais debates sobre o tema fé x obras na justificação, o que não deveria causar tanta polêmica visto que as Escrituras tão claramente ensinam que a Justificação é pela graça mediante a fé e não por obras. Somos declarados inocentes diante o tribunal divino pela graça de Deus e pelos méritos de Cristo Jesus,nosso Senhor.

Mas por mais que a doutrina já esteja enraizada no coração e seja elementar dentro do protestantismo, ainda vemos em alguns arraiais evangélicos uma tendência à justificação pelas obras, não declaradamente na ortodoxia, mas embutido na teologia popular, principalmente daqueles que advogam contra a Perseverança dos Santos dentro da Soterologia.

Nova perspectiva sobre Paulo dentro do tema justificação? Obras como parte da justificação? Continuo com a Bíblia e com a interpretação reformada.....SOLA FIDE!
Balneário Camboriú - SC
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.