Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Noiva linda e igreja perfeita?

"A linguagem do evangelho se forma no perdão, não naquilo que aconteceu, mas no que não foi e isso não significa apagar tudo, como se nada tivesse acontecido, e, sim, se refazer, por nos afastar da linguagem da vingança e da violência’’.

Se eu encontrasse uma igreja de pessoas perfeitas, profundas cumpridoras das regras, defensoras plenas da justiça, praticantes incansáveis da caridade, da misericórdia formadas por líderes admirados nos espaços da política e por todos, protagonista de uma ética valorizada e inquestionável, sinceramente, fugiria da mesma, por não passar de uma bela, mas não deixa de ser uma ilusão, uma cano furada, um oceano de enganos. No outro lado, caso fosse à direção de uma igreja de servos, de discípulos, de pessoas abertas à confissão total, de altruístas, de uma inclinação a buscar a santidade, a todo o momento, sem sombra de dúvida, acabaria por me retirar. Afinal de contas, são maquiagens e máscaras, roupagens e artifícios, até apreciáveis e convidativos, todavia, a léguas de distância do evangelho do Deus que se encontra e anda pelas feridas humanas, as feridas de quem enfrenta as perdas da vida e não encontra respostas ou justificativas alguma. Em linha oposta, decido caminhar pela igreja, pela noiva, sem a vergonha de mostrar suas rasuras, seus arranhões, suas marcas, suas feridas, seus vazios, suas incertezas, suas desilusões, suas desesperanças, seus momentos de desumanidade e descrença.

Ora, o Verbo que se fez carne não adentrou na realidade de poeiras e lamas dos homens, das águas escuras e geladas dos abatidos, do silêncio mórbido de não ser lembrado, das atrocidades em face do próximo? Parto dessas abordagens, a igreja das boas novas, constitui – se de pessoas como eu e você, que traz feridas e fere, que não pode se considerar imune de ferir e ser ferida, que tem rupturas, que tem aflições e inquietações atordoadoras. De certo, a Graça a Jesus Cristo caminha e anuncia a igreja despida discursos irreais, de uma fé ilusória, de uma teologia desencarnada, de uma espiritualidade desvencilhada de nos humanizar e inspirar. Grosso modo, somos chamados para ser parte de uma igreja de proximidade, de ousar pelo itinerário do amor e da amizade, como a maneira pela qual Deus quer se manifestar entre nós. Vou adiante, a igreja apregoada, por meio do evangelho da Graça Jesus Cristo, não foge da raia, reconhece seus borrões, seus momentos de frieza, de comodismo, de conformismo e de evocar vinho novo, dentro de um odre novo, mas se serve de uma água suja e envenenada, dentro de um odre de ornamento de ouro.

Dou mais uma pincelada, a noiva de Cristo estará sem mancha, sem a mácula de uma vida de faz de contas, de uma palavrório fútil e sem eficácia, dos conchavos com o poder temporal para subjugar (quando deve amparar, animar, restaurar, reconciliar e transformar). Eis a noiva desenhada, conforme encontramos no texto de Efésios 5.27, acolhida pelo Deus ser humano Jesus Cristo, livre e sem os pesos, os ressentimentos, os fardos e a leitura de uma espiritualidade carrancuda, azeda e nos oferece um toque de dança, de leveza, de uma transcendência que me faz viver a importância do outro.
São Paulo - SP
Textos publicados: 204 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.