Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Noemi e o seu Deus de providência: uma reflexão sobre o livro de Rute

Os livros de histórias geralmente tem início com a frase "Era uma vez...", já o livro de Rute começa com "No tempo em que julgavam os juízes..." esse é justamente o indicativo que no tempo em que se passa essa história a nação de Israel passava por um período de declínio espiritual, um tempo marcado pela imoralidade e pela idolatria (v.1).

Como consequência desse comportamento o povo de Deus enfrentava escassez, então, Elimeleque, decide juntamente com sua família mudar-se dali partindo em direção à terra de Moabe, descendentes de Ló, fruto do incesto com sua filha mais velha.
Elimeleque morre, seus filhos já acostumados com a cultura local tomam mulheres moabitas e se casam (v.4), passados 10 anos eles também morrem. Noemi se vê em uma terra estranha, longe do seu povo e distante de Deus; viúva, sem seus dois filhos, com duas noras ainda jovens mas sem quaisquer expectativas.
Noemi soube que Deus se lembrara do seu povo, a fome que outrora assolava a nação e fizera com que sua família procurasse provisões em terra distante não mais existia, o povo de Deus tinha agora alimento (v.6).

Nos versículos seguintes temos provavelmente o diálogo mais conhecido deste livro (v.8 ao 18). Noemi decidida por retornar à sua parentela isenta suas noras do compromisso de segui-la encorajando-as a também se juntarem aos seus e as abençoa. Orfa as deixa, porém Rute permanece ao seu lado.
Encontramos aqui a 1ª providência de Deus na vida de Noemi: Rute, uma fiel companheira, em meio às adversidades da vida. Assim como Deus enviou Rute para Noemi, Ele hoje se revela providente quando em tempos de dificuldade nos envia amigos, parceiros de oração para nos amparar nesses momentos.

É dada sequência à viagem de regresso (v. 19 ao 22), ao aproximarem de destino o texto relata que houve na cidade grande comoção por causa delas, a própria Noemi diz que ditosa partiu mas agora retornava viúva, pobre e desamparada, a vergonha e a humilhação decorrentes das circunstâncias vividas trouxeram amargura ao coração dela.

O capítulo primeira não se encerra antes de encontrarmos a 2ª providência de Deus na vida de Noemi, no último verso, de número 22, descreve que aquele era o "tempo da cega", o período da colheita que resguardava às pessoas carentes o direito de colher as espigas que os funcionários iam deixando para trás. Deus providenciou alimento, Deus trouxe a elas o sustento no período de crise. Assim Deus faz conosco ainda hoje. Em meio à adversidade Ele nos sustenta, nos nutre, não só materialmente mas também espiritualmente não permitindo que pereçamos.

Temos que as duas providências acima expostas se relacionam com necessidades momentâneas e passageiras, elas são terrenas, no entanto, o mais importante estava ainda por vir, a providência que realmente transformaria de vez a situação de Noemi.
Rute, colhendo espigas adentra as propriedades de Boaz e ao relatar os acontecimentos à Noemi que reconhece aquele homem como seu resgatador e instrui Rute acerca do que deveria ser feito e então ele se compromete com a causa delas.
Deus entra aqui com sua 3ª providência, o resgatador, Deus envia Boaz. Os teólogos dizem que Boaz se tratava de uma tipificação do próprio Cristo, o termo resgatador traz essa ideia e é repetido por todo o livro inúmeras vezes. Boaz assume os encargos da lei a fim de transformar de vez a história daquelas viúvas (Rute 4:14-17).

Deus não só supre a nossas necessidades momentâneas caminhando conosco e nos sustentando em meio a adversidade bem como traz solução definitiva e completa ao nosso problema. Deus mostrou sua providência para com Noemi ao enviar o seu Resgatador Boaz, Ele mostrou sua melhor e maior providência para conosco quando enviou Jesus para nos dar vida eterna e relacionamento restabelecido com Ele.
A mesma cidade que olhou antes comovida para Noemi olha hoje e reconhece a ação divina restauradora em sua história é aqui que a glória de Deus se manifesta (Rute 4:14-15), esse é o propósito de todas as coisas e da nossa existência. Deus pode entrar com providência e transformar de vez a sua história e Ele assim fará para a glória do nome dele, creia!
Anápolis - GO
Textos publicados: 1 [ver]
Site: http://www.instagram.com/tthamires/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.